E aí meu povo, tudo em paz? Espero de coração que sim!
Romanos 1:25 “Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.”
DE DENTRO PARA FORA (Romanos 1:25)
Alguns dizem que o livro de Romanos era o catecismo, o estudo bíblico, do apóstolo Paulo para os novos convertidos. Realmente faz muito sentido. Grandes figuras da história do cristianismo como, Lutero e Wesley e Agostinho tinham algo em comum, sua conversão se deu através do quebrantamento pela leitura dos textos de Romanos. De acordo com livro Confissões, esse foi o verso (ao lado de outras circunstâncias promovidas pelo Espírito Santo) que o fez Agostinho de Hipona quebrantar-se diante da graça do Altíssimo:
Romanos 13:13-14: "¹³ Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja.
¹⁴ Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne."
Ele que mantinha uma vida devassa, afirma:
“Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava fora! Eu, disforme, lançava-me sobre as belas formas das tuas criaturas. Estavas comigo, mas eu não estava contigo. Retinham-me longe de ti as tuas criaturas, que não existiriam se em ti não existissem.” Confissões.
De forma poética ele afirma o mesmo que o texto bíblico acima, o erro em derramar-se na criação, procurando satisfazer uma ânsia que só encontra sua satisfação no Criador que é bendito eternamente, Aleluia! Satisfação que alcançamos no novo nascimento e no relacionamento perene com o Senhor.
Você ama sua esposa, melhor forma de fazê-lo é adorando ao Senhor,
Você ama seus filhos, melhor forma de expressar esse amor é derramando-se em gratidão e serviço diante do Criador,
Você ama seu trabalho, melhor forma de desfrutar, é fazendo dele seu campo missionário para Glória do Senhor…
Enfim, aprendendo com Paulo e com Agostinho aquilo que o Espírito Santo ministra:
Procure satisfação no Criador, em Sua Glória, consagrando vida e coisas, então “Todas as demais coisas vos serão acrescentadas”, contudo, no seu devido lugar, como presente, adorno, benção da vida e não sua essência, pois essa essência está no Senhor.
Essa é uma mensagem com muito carinho ao seu coração,
Pr. Anderson S. Castro.