Mas, em terra estrangeira, como podemos cantar um hino a Deus, o SENHOR? Sl 137.4
Olá gente amada, vocês estão bem? Espero que sim!
INDEPENDENTEMENTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS... (Sl 137.4)
Este é um salmo de lamentação. O salmista lembra da aflição do seu povo diante do exílio e da humilhação vivenciada e deseja vingança! O que pode parecer desarmonioso, incoerente comparando com demais textos da Palavra de Deus, na realidade é a mais pura permissão do Senhor em que seus filhos expressem o que vai em seus corações para que possa haver o real tratamento. Contudo, vemos em provérbios, nos evangelhos, cartas paulinas e em Pedro, que o ensino é outro:
Provérbios 20:22: "²² Não diga: "Eu o farei pagar pelo mal que me fez! " Espere pelo Senhor, e ele dará a vitória a você."
Mateus 5:39: "³⁹ Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra."
Romanos 12:17 “Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos.
Tessalonicenses 5:15: "¹⁵ Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos."
IPedro 3:9: "⁹ Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança."
Outro princípio ganhou novo sentido no ministério de Jesus é que não importa o lugar para adorar a Deus, vamos ver:
João 4:23 “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.”
Jesus cantou em louvor a Deus ao sair para ser traído e crucificado (Mateus 26:30),
Clamou perdão aos seus carrascos (Lucas 23:24)
Paulo e Silas louvaram após açoites, com suas costas cheias de feridas abertas, presos pelos pés em troncos em uma prisão (Atos 16:25).
Nossa relação com Deus ganhou real sentido em Cristo e Nele podemos perdoar nossos ofensores mesmo que a ira venha nos arrebatar num primeiro momento. Podemos adorá-lo em Espírito e em Verdade a partir do momento que somos batizados com seu Espírito Santo, pois adorar a Deus é algo próprio de alguém que teve sua condição transformada, e não apenas a situação de sua vida.
Essa é uma mensagem com amor ao seu coração em nome de Jesus!
Reflexão: Pr. Anderson S. Castro.
Narração: Vinicius Castro.