Listen

Description

Olá amigos, Deus abençoe a cada um de vocês!

Romanos 2:3,4 “3 Assim, quando você, um simples homem, os julga, mas pratica as mesmas coisas, pensa que escapará do juízo de Deus? 4 Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?”

JULGAR POR AMAR (Romanos 3:3,4)

“A gente não deve julgar né?” Será? Penso que os textos bíblicos nos orientam a não condenar ninguém, mas julgar...Isso é necessário. Veja só uma definição de julgamento no Google: 

“tomar decisão, deliberar na qualidade de juiz ou árbitro.”

“formar conceito, emitir parecer, opinião sobre (alguém ou algo).”

Meus queridos, tanto aqui, quanto no texto de Mateus 7:1-5, não é o julgamento o problema, mas sim a incoerência de uma vida “em piores condições” do que aquela que está sendo “julgada” exortada. A bíblia condena a hipocrisia em ter uma “trave no olho” e criticar e julgar o “cisco do olho alheio”, a bíblia é clara neste quesito: “Tire a trave do seu olho para depois tirar o cisco do olho do seu irmão!” Mas para alcançar isto, o julgamento é necessário! Quando meu filho erra, para corrigi-lo preciso fazer um julgamento de valores para tomar a melhor decisão no momento de corrigi-lo, quando um colega de porta de forma inconveniente comigo ou com algum outro colega, é necessário fazer um julgamento prévio do seu comportamento para que possa exorta-lo, quando passamos por conflitos com nosso cônjuge, é preciso fazer um julgamento prévio se o problema está de fato com meu companheiro, companheira, ou comigo. Ou seja, autoconfrontação (autojulgamento), para verificar se estou alinhado com a palavra de Deus, com a coerência, para depois sugerir orientação,ou exortação do meu semelhante. Creio que quem deturpou o conceito de julgamento foi o próprio inimigo das nossas almas, Satanás, para atrapalhar o lapidar uns aos outros e vivêssemos uma hipocrisia que mata santidade, comunhão, nos tornando inoperantes e por fim, entristecendo ao Senhor. Misericórdia! 

Ezequiel 33:7-9 tem uma palavra muito clara sobre nossa função de Atalaias, aqueles que avisam do perigo. O texto é muito forte, pois, responsabiliza aos que são negligentes nesta tarefa, afirmando que Deus irá requerer o sangue das mãos daqueles que forma omissos. Misericórdia Senhor!

Amados, julgamos sim, fazemos juízo de valor sim, contudo não com objetivo de condenar, mas para que a manifestação do amor de Deus se revele aos nossos queridos amigos, familia de sangue e na fé que porventura estejam vacilantes.

Essa é uma mensagem com amor ao seu coração, em nome de Jesus!

Pr. Anderson S. Castro.