Olá queridos, tudo bem? Espero que sim!
Salmos 83:18 - Saibam eles que tu, cujo nome é Senhor, somente tu, és o Altíssimo sobre toda a terra.
LUTANDO CONTRA INIMIGO CORRETO
Salmos imprecatórios, este nome é dado ao estilo literário dos salmos em que o salmista evoca punição severa com maldições sobre seu oponente. Interessante é que ele sabiamente passa ao Senhor a incumbência de operar essa punição.
Mas veja comigo algo interessante:
“Cobre-lhes de vergonha o rosto até que busquem o teu nome, Senhor.” Salmos 83:16
Para quem aparentemente quer aniquilação dos seus oponentes, ele pede para que eles se voltem a obediência ao nome do Senhor.
Isso gera bênção na vida do outro.
Por isso, creio que o que vemos é alguém com coração amargurado por conta da injustiça sofrida, mas que não tem na realidade nada contra “carne e sangue” mas sim contra comportamentos, no verso 18 acima, fica um pouco mais claro isso, pois, ele deseja que "conheçam que somente tu és o Altíssimo", logo, isso redundaria em bênção àqueles que até então ele desejava a desgraça. Sentimento ambíguo, não é?
Nisto que gostaria de meditar contigo, não temos na realidade problemas com as pessoas, nosso problema está no pecado, na injustiça, nas forças espirituais do mal, e é contra isso devemos lutar! O inimigo das nossas almas gosta de nos fazer pensar que temos problemas com as pessoas, que temos inimigos, nos fazendo esquecer que as pessoas nós devemos amar, o que reprovamos são suas más obras, ou ações que nos ferem. Quando lembramos que do lado de lá tem alguém amado por Deus também, que existe uma mãe ou filho que o ama também, mesmo você não estando bem com esse indivíduo, por isso, seu gesto punitivo poderá acarretar em problemas em proporções que você não esperava. O Salmista sabia dos efeitos colaterais da vingança, por isso estava depositando sua indignação falando diretamente com Pai de forma sincera, pois, sabia que o Senhor poderia converter seu oponente e transformá-lo num irmão. Lembre-se, você não odeia pessoas, você reprova atitudes, isso é importante para que você não condene aqueles a quem Deus quer abençoar, quem sabe até com sua própria vida.
Essa é uma mensagem com amor ao seu coração em nome de Jesus!
Pr. Anderson S. Castro.