Olá gente boa, tudo bem? Que assim seja!
Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor. Pelo contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele". Romanos 12:19,20
NOSSA VINGANÇA? = AMAR! (Romanos 12:19,20)
Esse é um daqueles textos em que pensamos: Que lindo! Mas, para os outros!
Vingar-se mesmo que de forma sutil, é uma forma de lavar a alma, mas com agua suja, ácida.
Escute, sobre a vingança, no momento podemos não entender por conta do nosso ódio, frustração, indignação, mas quando virmos os resultados negativos dela sobre a vida do nosso semelhante, o remorso nos visitará. E isso será extremamente desconfortável e dependendo do grau, irreversível.
O texto paulino não está dando uma recomendação, mas sim uma ordem, devemos agir como o Senhor propõe em sua Palavra. Quando vejo lições que falam sobre injustiça e nossa concepção de justiça, sempre sou lembrado do texto onde afirma que nossa justiça é como trapos de imundícia para o Senhor, sim, o vulgo “paninho do fluxo menstrual”, qual utilidade dele depois de cumprir seu papel? Assim Deus percebe sua visão de justiça meu caro. Por isso Ele ordena com autoridade: Minha é a vingança!
A Palavra de Deus nos recomenda a agir com força contrária ao mal, como? Orando pela morte do malfeitor, aniquilando como vemos e somos doutrinados pelos filmes de ação? Jamais, o Senhor nos manda retribuir com o bem! Como estamos distantes desse princípio da graça, não é? O texto manda dar de comer, dar água suprindo a carência dos nossos desafetos. Paulo diz que isso irá amontoar brasas sobre cabeça do nosso “inimigo”. Mas o que isso significa? Você estará entregando essa pessoa nas mãos de Deus e ele dará contas ao Senhor. Quando você o assistiu em sua necessidade, refletindo caráter daquele que te chamou a salvação, você lavou suas mãos na límpida água da misericórdia, da fé e do amor. Todas as suas causas passam a ser a causa de Deus, e Ele irá aplicar sua justiça que é inerrante, eficaz e oportuna. Outro traço da justiça de Deus é que ela não apresenta efeitos colaterais, ela é sempre limpa e sem retaliações. O salmista no salmo 140:8-10, entendeu o princípio e colocou seus inimigos nas mãos do Senhor. Ele clama por justiça, mas logo afirma:
Sei que o Senhor defenderá a causa do necessitado e fará justiça aos pobres. Salmos 140:12
Sim, Ele tem cuidado de nós, vamos continuar expressando amor e confiando na sua justiça!
Essa é uma mensagem com amor ao seu coração em nome de Jesus!
Pr. Anderson S. Castro
Narração: Vinicius Castro.