Listen

Description

Então o anjo disse: Não estendas a mão contra o moço, não lhe faças nada, pois agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, teu único filho. Gênesis 22:12

Olá gente querida, tudo em paz? Oramos para que sim!

O DEUS QUE PROVÊ PARA SI E PARA NÓS (Gênesis 22:12)

Certamente uma das narrativas bíblicas mais emocionantes e inusitadas. Deus que nunca pediu sacrifícios humanos, agora pede ao seu servo Abraão que ofereça Isaque, o tão esperado filho da promessa. O que ocorreu desta vez? Abraão estava amando mais seu filho que ao Senhor, estava confiando mais em Isaque que na provisão de Deus?

Aqui reside uma das mais claras ministrações sobre um Senhor que não tolera que tenhamos “outro deus além dele...” (Êxodo 20:3). Deus precisava provar o coração do seu servo sobre suas reais prioridades, sobre o fundamento do seu amor. Refletindo neste texto, recordo de Agostinho de Hipona. No livro Confissões de Agostinho, há um lindo poema: “Habitáveis longamente dentro de mim, e eis-me lá fora a procurar-Vos. Dispersava-me entre as formosuras que criastes.” Agostinho afirma que achava que encontraria o Senhor em sua criação, mas Ele habitava longamente dentro dele.

Deus não queria que Abraão amasse mais as provisões, as bênçãos que o próprio Senhor. Ele estava ministrando ao coração de Abraão: Eu te fiz uma promessa! Isaque não é teu amuleto, sua última ficha, sua única esperança, Sou Eu que te sustento Abraão. Eu sou Jeová-Jiré, o Senhor que provê. Bendito seja Eternamente! Aplicação é que nada temos se ao Senhor não tivermos, como afirma o texto sagrado “Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.” (Colossenses 1:17). Abraão não foi provado para Deus, ele foi provado ao seu próprio coração sobre sua real confiança, e foi aprovado! Ele sobe dizendo aos servos: Voltaremos (v. 5), Disse ao filho: Deus proverá para si o Cordeiro (v. 8). Que fé amados! Que fé! No íntimo do seu coração ele sabia que Deus iria fazer algo maravilhoso, nem que fosse ressuscitar seu filho após o sacrifício, ele tinha uma certeza: O Senhor provê! Creia amado, o Senhor cuida de ti e de mim! Ele proverá, sim, Ele proverá! Ele é Jeová-Jiré!

Essa é mais uma mensagem com amor ao seu coração em nome de Jesus!

Texto e narração: Anderson S. Castro.