Listen

Description

Jacó havia feito um guisado, quando Esaú chegou do campo, faminto; 30 e Esaú disse a Jacó: Deixa-me comer desse guisado vermelho, porque estou faminto. Por isso se chamou Edom. 31 Jacó respondeu: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. (GÊNESIS 25:29-31)

Olá gente amada, tudo em paz? Espero que sim!

OFERTA E PROCURA - (GÊNESIS 25:29-31)

Jaco em tradução literal é “aquele que puxa pelo calcanhar” ou suplantador, enganador. E aqui neste versos, mais uma vez ele pretende tirar uma vantagem através da carência do seu irmão. Desde o nascimento ele tenta dar rasteira, inverter a ordem das coisas. Mas quero desfocar a figura de Jacó por um instante e atentar com você para o fato de que uma pessoa mal intencionada, via de regra precisa de um coração ganancioso, sedento, insensato do outro lado. Certa feita me perguntaram:

“Escuta, você que é evangélico, como podem haver tantos pastores enganando e roubando às pessoas”. Ao que respondi:

“Oferta e procura, simples assim!”

Porque existem pessoas que caem no golpe do bilhete premiado, do rolo de dinheiro derrubado na rua, das pirâmides financeiras? Porque a ganância os cega por alguns minutos, horas, dependendo da engenhosidade, dias. 

Nas igrejas existem pessoas que enganam, porque do outro lado, salvo raras exceções, existem pessoas dispostas, que são tão culpadas quanto os que promovem tais eventos. Me permita mais uma analogia, se não houvesse interceptador dos itens roubados como óculos, relógios..., ninguém roubaria, entende? Esaú vendeu seu direito pelo vulgo PF (prato feito). Ambos estavam errados. Deus disse a Rebeca que o mais novo dominaria, isso aconteceria, Deus disse! Era apenas confiar. Mas, como havia ocorrido com seu sogro, assim procedeu a nora, mentiu e foi além, atuou, encenou. Mas, Deus é misericordioso e como sempre temos lembrado, dirige a história apesar de nós. Então, em vez de olhar o erro alheio, examinemos nosso próprio coração. Antes de condenar Jaco, perguntemos: Eu tenho fome de quê? A palavra é dura, mas é amorosamente necessária. 

Essa é uma exortação com amor, sincero amor ao seu coração em nome de Jesus!

Texto: Anderson S. Castro

Narração: Anderson A. A. Klawa.