Listen

Description

Olá, Amada Igreja!

    Como estão?

Esta reflexão tem como título “Parecidos com Ele” em Lucas capítulo 4.

Após a sua peregrinação pelo deserto sendo tentado por satanás e levado pelo Espírito de volta a Nazaré, Jesus passa a ensinar a todos na Sinagoga utilizando o texto do profeta Isaías 61.1-2 e 58.6. Na sinagoga, era costume a assembleia se levantar para a leitura e sentar-se para ouvir o sermão.

A partir do versículo 31, somos impactados com as ações práticas de Jesus registradas com acontecimentos milagrosos intercalados com os ensinamentos de Jesus. 

Todos os Evangelhos seguem esse padrão porque os ensinamentos e os milagres de Jesus se apoiam e se explicam mutuamente. Como Messias, Jesus não apenas ensinou a verdade, mas também trouxe redenção ao seu povo, como ficou demonstrado em seus milagres.

Todos se admiraram dele porque em seu ensino havia autoridade. Em contraste com os fariseus e escribas, que apelavam para as tradições e os mestres do passado, Jesus não citou nenhuma autoridade. Essa discordância em relação ao modelo praticado pelos escribas maravilhavam as pessoas.

Em todo o seu ministério, Jesus tinha sua maior preocupação nas pessoas, demonstrando cuidado, ensinando e tendo compaixão. Neste entendimento e trazendo para o nosso contexto atual, como podemos ser semelhantes a Jesus?

Como podemos ensinar, cuidar e expressar compaixão aos que estão à nossa volta necessitando deste cuidado?

Nos próximos capítulos veremos outros diversos ensinamentos e ações de Jesus que irão nos desafiar a sermos mais parecidos com Ele. O Senhor está nos desafiando a sermos semelhantes a Ele e demonstrarmos compaixão e amor àqueles que necessitam.

Vamos fazer parte disso?

Que o Senhor nos abençoe!

    Forte abraço!

Texto: Vinícius Rocha

Narração: Jediane Munhoz