Olá amados, tudo na paz do Senhor? Amém!
Salmos 84:6: "⁶ Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono também o enchem de cisternas."
PELO DESERTO DESTE MUNDO (SALMOS 84:6)
Esse lindo salmo inspirou músico João Alexandre a compor a canção Teus Altares, linda composição que ajudou muitos a decorar parte dessa oração tão poética. Em uma das apresentações da canção, o João fez uma ministração lembrando que o Senhor anseia um relacionamento com seus filhos, afinal o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, aqui vemos gestos de acolhimento da parte de Deus, gestos de um Pai aguardando seus filhos para festa em sua casa. O salmista afirma que ao chegar neste lugar, com propósito pelo qual ele se dirigiu até lá, sua alma desfalece, ele entra num êxtase da expectativa em adorar seu Senhor. Aleluia! Mas apesar de empolgante seguir nesta linha, quero focar com você o verso seis. O vale de Baca ou vale Árido. Era um lugar por onde se passava durante a peregrinação até Jerusalém, local árido, seco em determinados períodos do ano, mas durante o período da peregrinação do povo, ele se tornava um local úmido, bem regado. Vocẽ pode imaginar como isso se processava na mente dos peregrinos, alegria em estar indo até a cidade santa, aliado a esse milagre que denominamos de "fenômeno natural" mas que na verdade trata-se da provisão do Senhor.
Veja comigo o que escreveu no século XVI o pastor Metodista Adam Clark, sobre esse verso:
“Quando os seguidores de Deus estão passando pelo deserto deste mundo, Deus abre para eles fontes no deserto e poços em lugares secos. Eles bebem da fonte da salvação. E não se vêem destituídos de pastores. Deus cuida, dando aos Seus seguidores mestres segundo o Seu próprio coração, que os alimentam com conhecimento. E enquanto esses mestres saciam a sede de sua gente, eles mesmos bebem água. Deus os cumulam com os Seus benefícios, e o povo se cobre de bênçãos" (Adam Clarke, Comentário R.N. Champlin.).
Deus transforma cenários para que seu povo, seus servos, cumpram com seu propósito. Mas, fico pensando que se eles aceitassem o fato de que o terreno era árido e de difícil acesso, creio que nunca teriam provado do milagre da provisão do Senhor. Houve algum momento que eles levantaram-se, colocaram as mochilas nas costas e disseram uns aos outros, vamos adorar!
Em que área da sua vida você está precisando tomar essa decisão? Lembre-se que vocẽ só descobrirá os milagres da provisão de Deus a partir do momento que decidir caminhar em direção a sua vontade.
Essa é uma mensagem com amor ao seu coração em nome de Jesus.
Pr. Anderson S. Castro.