Apressa-te, foge para lá, porque nada poderei fazer enquanto não chegares lá. Por isso aquela cidade foi chamada de Zoar. Gênesis 19:22
Olá queridos, como estão, tudo em paz?
SOB OS EFEITOS DA INTERCESSÃO (GÊNESIS 19:22)
Zoar era uma cidade agrupada com Sodoma e Gomorra e que por conta disso também seria destruída. Contudo, como pedido por Ló, foi poupada para ser sua cidade refúgio. O anjo diz a Ló, nada poderei fazer até chegares lá! Sabe o que isso significa? Os efeitos do amor de Abraão e a grande misericórdia do Senhor (Cf. verso 29). Às escolhas de Ló, não ter aprendido de fato sobre o Senhor o fez ser um crente dos “jeitinhos” aquele que toma a forma, vulgo crente “chuchu”. O texto sagrado diz que Ló estava a porta da cidade, isto significa que ele era homem de proeminência, havia já desfrutado de tal acordo com aquele povo que virou uma espécie de negociador, próspero comerciante entre eles.
Quando os anjos são recebidos em sua casa, e os moradores querem molestar seus hóspedes, ele oferece suas duas filhas para que eles “façam delas o que desejar”, ao sair da cidade Ló enrola como se não desejasse ou não compreendesse de fato a seriedade do que estava acontecendo. Mas ainda assim, tendo em vista a oração de Abraão, Deus preserva a Ló por pedido de seu adorador Abraão. Enfim, após esses eventos, Ló acaba sendo pai de duas nações, Amonitas e Moabitas, inimigos do povo de Israel. Qual nossa aplicação? Deus em tudo tem propósito, mesmo em nossos acidentes de percurso ele continua tendo as rédeas da história. A oração é algo tremendo no texto sagrado e em nossas vidas, a intercessão nos une com o Senhor em sua batuta da condução da história. Entender que por mais delicado que seja o cenário, em determinado momento, Deus purifica e recomeça para fazer cumprir seus propósitos.
Essa é mais uma mensagem com amor ao seu coração em nome de Jesus!
Texto e narração: Anderson S. Castro.