Listen

Description

(Ezequiel 34:8)

'Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, já que as minhas ovelhas foram entregues à rapina e serviram de alimento aos animais selvagens, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas, pois cuidam de si mesmos e não das minhas ovelhas' Ezequiel 34:8

Que exortação aos pastores de Israel. Mas quem eram estes pastores? Pois bem, o texto sagrado compreende como pastores os líderes, neste caso específico, trata-se dos sacerdotes desviados, que perderam sua função profética, mas não deixaram de desfrutar da “lã” e das “carnes” das ovelhas, vivendo de forma egoísta e sem se preocupar com o rebanho. Mas, calma… Temos uma promessa na sequência do texto, o próprio Senhor afirma que irá cuidar do seu rebanho, aleluia! (Ez 34:15) Que confiança eles poderiam ter, que esperança maravilhosa que nos alcança também.

Eu preciso compreender que sou um pastor de determinado rebanho, você precisa compreender que é um pastor ou pastora de determinado rebanho. Como pai, mãe, como chefes, como filhos de pais idosos ou doentes, irmãos e irmãs mais velhas… Sim, somos pastores também em algum contexto. Como temos cuidado do nosso rebanho? Tenho procurado apenas desfrutar, ou tenho procurado me entregar também? Eu participo da lã e das carnes, mas amo, cuido, protejo? Que o Senhor nos oriente a pastorear as ovelhas que ele coloca diante de nós. 

Senhor Jesus! Que eu seja um pastor fiel ao chamado do Senhor para o cuidado com as tuas ovelhas. Que eu cuide com zelo, de acordo com sua orientação e amor. E quando tu assumir as rédeas deste rebanho, possa ter encontrado em mim, um filho pastor obediente para tua glória e alegria do rebanho.  Em nome de Jesus Cristo, amém.

Texto: Anderson S. Castro

Narração: Vinícius Castro