Listen

Description

Pílulas Feministas é uma série de podcasts, produzidos pelo NINFEIAS (PPGAC-UFOP) com o intuito de tratar de temas caros à agenda feminista, tais como violência doméstica, abuso sexual e masculinidades tóxicas, sempre sob um viés de análise interseccional e em linguagem bastante acessível. Nos episódios da série “Bate-Papo”, pesquisadoras do NINFEIAS conversam com convidades sobre temas diversos, sem que necessariamente sejam especialistas no assunto, mas sim pessoas afetadas por experiências comuns que desejam compartilhar.

Só que, neste episódio, quem faz o bate-papo acontecer é Isabella Mayrink, nossa parceira da Coletiva Feminista Pagu, de Itabirito/MG, que convidamos para mediar uma conversa sobre o tema Gordofobia. Isabella é formada em Artes Cênicas pela UFOP, arte-educadora e ativista feminista e ela chamou outras duas mulheres incríveis, que compartilham um pouco das suas vivências enquanto mulheres gordas e a partir de suas especificidades dentro da pauta. Giovanna Palermo é gorda maior e bissexual, tem 23 anos, joga futebol amador e estuda medicina veterinária. Já Letícia Pocaia é atriz, dançarina, produtora cultural e pesquisadora das artes e do corpo negro em cena. Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina e pós-graduanda na Especialização em Antropologia na mesma instituição, ela desenvolve, atualmente, o projeto cênico "Costurando Memórias Ancestrais", no qual investiga o corpo feminino negro em cena.

Entendendo a diversidade de corpos e suas vivências, elas trouxeram à tona suas experiências de infância e adolescência e questões como racismo e inacessibilidade, pensando a presença de corpos gordos no mercado de trabalho e em espaços acadêmicos, artísticos e esportivos. Discutiram também os modos como a gordofobia pode afetar suas relações sociais e amorosas e sua auto-estima, evidenciando a urgente necessidade de serem vistas de forma humana e natural. Porém, mais do que “ser bonitas” e “se amar”, elas querem abalar as estruturas sociais e mostrar que ser mulher gorda é ser resistência. Abaixo, seguem as referências citadas ao longo da conversa:

Livro : O mito da Beleza-como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres (Naomi Wolf)



Matéria : Jornalismo NIC-Laboratório de jornalismo convergente “Gordofobia afeta empregabilidade” por Leticia de Medeiros



Insta de pessoas citadas : @lxccarvalho @atleta_de_peso @biagremion @hellobielo @estudosdocorpogordo



Insta das participantes: @bellamayrink @giovannars @leepocaia

ATENÇÃO: a partir de outubro, Pílulas Feministas irá ao ar quinzenalmente, sempre às quartas-feiras. Fiquem de ouvido em pé!

Produção: NINFEIAS - Núcleo de INvestigações FEminIstAS 

Edição do áudio: Nina Caetano. 

Vinheta - narração: Amanda Marcondes. Música: Maria da Vila Matilde (Elza Soares) - Remix: Shaitemi DJ - Insta: www.instagram.com/shaitemi_dj/

Imagem: Logo do NINFEIAS, por Paola Giovana. Insta: www.instagram.com/apaolagiovana/

Tratamento do áudio e edição em vídeo (para YouTube): Amanda Marcondes

Insta: www.instagram.com/ninfeias_/

Facebook: www.facebook.com/ninfeias/

Email: ninfeiaseventos@gmail.com

Apoio: PROEX_Pró-Reitoria de Extensão da UFOP