Pílulas Feministas é uma série de podcasts, produzidos pelo NINFEIAS (PPGAC-UFOP) com o intuito de tratar de temas caros à agenda feminista, tais como violência doméstica, abuso sexual e masculinidades tóxicas, sempre sob um viés de análise interseccional e em linguagem bastante acessível. Nos episódios da série “Pesquisa”, integrantes do NINFEIAS tratam de seus interesses de pesquisa e dos projetos que desenvolvem, seja na graduação ou na pós-graduação em Artes Cênicas da UFOP.
Neste episódio, a pós-graduanda em Artes Cênicas Amanda Marcondes apresenta uma introdução ao tema de sua pesquisa de mestrado, que se encontra em andamento, acerca das “Redes de colaboração e criação entre Artistas Mulheres”, tendo como eixo a análise das práticas de articulação e criação em rede entre artistas da cena contemporânea. Partindo da análise dos modos de articulação da Rede Internacional Magdalena Project, Amanda partilha suas incursões históricas dentro deste recorte e também compartilha algumas reflexões que têm emergido de seu processo de investigação. Ela anuncia também a primeira série de experimentações práticas em ambiente virtual, que têm sido desenvolvidas pelas integrantes do NINFEIAS em forma de foto e vídeo performances, acerca da imagem de “soterramento” e dos diversos contextos de sobrecarga que as mulheres têm vivenciado nesse período de pandemia e de distanciamento social, passando pela acumulação de funções de trabalho dentro e fora do ambiente doméstico, por índices de violência doméstica e de feminicídio, imagens padronizadas dos corpos das mulheres cis nas redes sociais e também por práticas de autocuidado, necessárias para conseguir atravessar o atual período de pandemia e de distanciamento social. São referências utilizadas na criação deste episódio:
FISCHER, Stela R. Mulheres, performance e ativismo: a ressignificação dos discursos feministas na cena latino-americana. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo/ ECA-USP, São Paulo, 2017.pp. 194-266.
NASPOLINI, Marisa de Souza. Fronteira em movimento: Subjetividade Nômade e Espaços Intersticiais no Projeto Magdalena. 2013. 220 p. Tese (Doutorado em Teatro)– Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.pp:1-69.
ROMANO, Lúcia Regina Vieira. De quem é esse corpo?- A performatividade do feminino no teatro contemporâneo, 2009. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações de Artes, USP, São Paulo, 2009.
Música tema: Não Precisa Ser Amélia - Bia Ferreira.
Texto de Introdução: As vantagens de ser uma Artista Mulher - Guerrilla Girls (1989)
Segue a lista de indicações dos sites e páginas mencionadas neste episódio:
-https://www.themagdalenaproject.org/pt-br
- https://teatrodelasoprimidas.org/
-https://www.facebook.com/mulheresdoteatrobrasil
-@elasestaoaquinaarte -@artistaslatinas -@artistaslatinoamericanas -@RepresentatividadeTrans
- AFRONTA: ( https://gay1.lgbt/2020/10/afronta-serie-chega-a-netflix-com-historias-de-negros-lgbt.html )
Pílulas Feministas vai ao ar quinzenalmente, às quartas-feiras. Fiquem de ouvido em pé!
Produção: NINFEIAS - Núcleo de INvestigações FEminIstAS
Edição e Tratamento do áudio e do vídeo (para YouTube): Amanda Marcondes
Vinheta - narração: Amanda Marcondes. Música: Maria da Vila Matilde (Elza Soares) - Remix: Shaitemi DJ - Insta: www.instagram.com/shaitemi_dj/
Imagem: Logo do NINFEIAS, por Paola Giovana. Insta: www.instagram.com/apaolagiovana/
Insta: www.instagram.com/ninfeias_/ Facebook: www.facebook.com/ninfeias/ Email: ninfeiaseventos@gmail.com
Apoio: PROEX_Pró-Reitoria de Extensão da UFOP