Listen

Description

“Recordo algo que me marcou de modo significativo: em janeiro de 1994, tive o grande privilégio de ser recebido por João Paulo II, em audiência particular. No meio da audiência, o Papa disse-me com um sorriso divertido: ‘Acabo de estar com um Bispo que ordenei faz pouco. É o bispo mais jovem ordenado por mim, até o momento presente’.

“Eu também sorri, pois sabia que acabava de receber o primeiro Bispo Prelado do Opus Dei, Dom Álvaro del Portillo, que contava 77 anos.

“Pouco tempo depois vim a conhecer a razão daquela palavra espirituosa do Papa. Na conversa que tiveram, pouco antes da minha audiência, João Paulo II comentou: ‘O senhor é o Bispo mais velho que ordenei até agora’. E Dom Álvaro comentou: ‘Não, Santo Padre, nós não somos velhos; somos tão jovens como o nosso amor’. E o Papa, com sinais de evidente alegria, concordou plenamente com essas palavras. Foi isso o que, com muita graça e um pouco de santa malícia, me comunicou com o seu sorriso característico” (Pe. Rafael Llano, “Sacerdotes para o Terceiro Milênio”, p. 50).