No início do mês de agosto, um vídeo de uma ciclofaixa no estado do Piauí viralizou. O vídeo em questão é de um trecho entre as estradas PI-140 e PI-141, correspondente ao anel viário da cidade de Canto do Buriti, cerca de 400 km ao sul de Teresina. Diante de comentários e opiniões negativas, a faixa foi coberta com asfalto e está sendo feita dessa vez na lateral da estrada.
Após semanas da viralização do vídeo, outro conteúdo com milhares de likes no TikTok também trata sobre a ciclofaixa, embora com tendências partidárias. Nesse segundo vídeo, um usuário informa que a obra foi superfatura pelo Governo do Piauí. O conteúdo suspeito retrata que o valor inicial da ciclovia teria sido de R$ 6 milhões e, posteriormente de mais 6 milhões.
Para checar o vídeo postado no TikTok, a COAR verificou dados no Portal da Transparência, onde são informados que foram gastos R$ 5.823.077,08 para a construção da ciclofaixa e implementação de todos os procedimentos de segurança. A COAR também entrou em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que informou que a obra ainda está em execução, tendo atualmente somente uma faixa sendo usada pela população.
A checagem foi produzida pelo repórter Sebasthian Judah. Edição de Ilrianny Alves.