O Nordeste concentra a maior parte da produção nacional de Inhame. Na região, um vídeo viral informa que o suco de Inhame ajuda a tratar a dengue. A COAR conferiu o conteúdo. Vamos lá?
Cumade e cumpade, não há comprovação de que o método tenha qualquer resultado no tratamento da dengue e seus sintomas. De acordo com o Ministério da Saúde, não existe tratamento específico para a dengue. A recomendação é priorizar a reposição adequada de líquidos e repousar, além de buscar orientação médica. A automedicação também é desaconselhada pelo Ministério da Saúde. Além disso, a COAR ressalta que o inhame não tem qualquer ação direta no tratamento de uma pessoa infectada com dengue.
Ou seja, o suco de inhame não é um "remédio" capaz de aumentar rapidamente a imunidade ou "agir de forma mágica" nos sintomas da doença, que incluem febre, cansaço, dor de cabeça e no fundo dos olhos.
Diante disso, reforçamos cumpade e cumade, que vídeos, mensagens e quaisquer conteúdos que informam que o inhame ajuda no tratamento da dengue recebem a etiqueta SE FAZ, pois são falsos e sem comprovação científica.
Locução e edição: Carlos Santos
Texto: Marta Alencar