Listen

Description

☕ Ói conteúdo aperriado e "afolosado" (apressado) não tem qualidade não! Assunta bem então! Um vídeo viral no TikTok aponta erroneamente que algumas cidades cearenses como Itaitinga, Ibicuitinga, Chorozinho, Guaiúba e São João do Jaguaribe, estariam entre as mais violentas do Brasil.
🌵"Acumé"? Para verificar o passo a passo, a *COAR Notícias* conferiu cada detalhe da informação. O primeiro passo foi comparar os dados de cada cidade com base em dados oficiais.
☕ De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, nenhuma dessas cidades está entre as mais violentas do país.
☕ Os dados mencionados no vídeo são do anuário de 2022 que divulgou as 30 cidades brasileiras mais violentas.
☕ Em 2023, apenas duas cidades do Ceará estão entre as 50 mais violentas: Maracanaú (21°) e Calcária (29°). Além disso, houve uma redução das cidades do Ceará entre as mais violentas de 6 para apenas 2.
O vídeo apresenta informações até verdadeiras, mas em um contexto errado, o que pode induzir o público a acreditar que os dados antigos são atuais. E não é verdade. Óia, a COAR Noticias classifica o vídeo com a etiqueta de "lenga-lenga", impreciso e descontextualizado.
Checagem feita por @sebsjudah e @thyagomyron
Revisão de @diogenesdeluna
Áudio editado e produzido por @martins.kat
Arte por @renata_evellyn333