A expressão do Reino de Deus é servir ao outro, é estender a mão, é se desgastar em favor do próximo. Desenvolvermos um coração disposto.
Jesus esvaziou-se, assumiu forma de servo, tornou-se como cada um de nós e recebeu de Deus o nome que está acima de todo o nome.
No Reino, os maiores são os que servem. Se queremos ser servidos, sirvamos!
O problema é quando a religião decide abusar de princípios para manipular e usar pessoas, através da ideia de servir ao Reino de Deus.
Ao contrário do que Jesus ensinou, se construiu uma ideia de que a base trabalha para os ´de cima´, o que é um abuso espiritual, emocional e físico.
Há pessoas que colocam suas famílias em segundo plano, pois creem: “em primeiro lugar devemos buscar o Reino de Deus”.
Funciona por um tempo, pois amam a Jesus e fazem isso por amor, entretanto, depois cansam e então se afastam, transferindo a culpa a Deus. Jesus sonhou com a igreja e ela é um lugar de vida. Hoje, há pessoas que estão desapontadas. Por outro lado, há pessoas que carregam uma mentalidade de consumidor, querendo ser bem servidas, esperando que as tratem bem e, se suas expectativas não forem atendidas, se decepcionam. Esquecem que os que estão servindo agora, antes estavam recebendo. Queremos e nos preparamos para entregar o melhor, entretanto, cuidemos para não alimentar esse espírito de consumidor.
Muitos chegam sem força e serão auxiliados, cuidados, mas assim que estiverem recuperados, serão desafiados a servirem também.
Jesus nos ensina que não somos o centro do universo, pois o maior no Reino dos Céus é quem serve, não quem está à mesa. Se não for assim, é porque ainda não entendemos a grandeza de poder contribuir com o outro.
O Mestre nos ensinou, “melhor é dar do que receber”.
A grandeza do homem é servir. Então, sirva com a intensidade do seu coração, sempre com alegria! Voluntário significa ´sem obrigação alguma´ e somos convidados a servir a Jesus, não à igreja. Ao amarmos a Cristo, precisamos corresponder ao que Ele espera de nós, ao que o Espírito Santo nos direciona. Que nós possamos nos assemelhar a Jesus, com um coração de servo.
Anderson Lima