No dia 2 de outubro, no que a apuração das eleições avançava, avançava também a surpresa. Muitos resultados diferiam bastante do esperado.
As pesquisas eleitorais erraram?
Diante do questionamento, veículos de imprensa e responsáveis por levantamentos de intenção de voto respondiam que não, as pesquisas não erraram.
A negativa da resposta se baseava em diversos argumentos.
Um era o de que pesquisas mostram apenas um momento da corrida, não prevendo o resultado final. Assim, não teriam como captar a tempo mudanças de última hora.
Outro argumento era o da defasagem dos dados do Censo, que atrapalharia a ponderação dos diversos estratos da população.
Diante da desconfiança do público, uma voz dissonante se fez ouvir: Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, cujas pesquisas mais se aproximaram dos resultados finais nacionalmente e em diversos estados.
Cientista político e economista com doutorado em Harvard, Andrei é o convidado deste #ForadaPolíticaNãoháSalvação. Nessa conversa ele dirá porque considera que, sim, as pesquisas erraram e erraram muito.
O Twitter de Andrei Roman é: @andrei__roman
As músicas deste episódio são "One Time" e "First of 3", ambas de Jeremy Black.
Além do YouTube, este episódio está disponível em vídeo também no Spotify Podcasts.
Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital.
Há quatro formas possíveis de apoio.
#Eleições #Eleições2022 #EleiçãoPresidencial #Democracia #AnálisePolítica #ConjunturaPolítica #PolíticaBrasileira #PesquisasEleitorais #Estatística #Amostragem