Os anos de Jair Bolsonaro na Presidência foram marcados pelo crescente isolamento internacional do Brasil, convertido num pária global. Essa situação pode mudar com o novo governo Lula?
Os primeiros sinais a tal respeito foram bastante positivos. Antes mesmo da eleição, governantes europeus importantes, como os primeiros ministros de Portugal e Espanha, declararam apoio a Lula.
Logo após o anúncio da vitória do ex-presidente, diversos governos se apressaram em reconhecer o novo governante eleito. Destacadamente, Joe Biden, presidente dos EUA, congratulou Lula apenas 38 minutos após o anuncio de sua eleição pelo TSE.
O primeiro ato importante do futuro presidente foi ir à COP 27, no Egito, onde foi saudado como pop star por autoridades governamentais e lideranças da sociedade civil. Lula foi ovacionado ao dizer que "o Brasil voltou".
Pode-se então afirmar que voltou mesmo?
Para discutir o tema este #ForadaPolíticaNãoháSalvação recebe Dawisson Belém Lopes, professor de política internacional do Departamento de Ciência Política da UFMG e pesquisador visitante na Universidade de Oxford.
As músicas deste episódio são "Batuque Bom", de Quincas Moreira e "Getz Me to Brazil", de Doug Maxwell.Além do YouTube, este episódio está disponível em vídeo também no Spotify Podcasts.
O Twitter de Dawisson Belém Lopes é: @dbelemlopes
Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital.
Há quatro formas possíveis de apoio.
#AnálisePolítica #ConjunturaPolítica #PolíticaBrasileira #RelaçõesInternacionais #PolíticaExterna #GovernoLula #GovernoBolsonaro #Bolsonarismo #MeioAmbiente #MudançasClimáticas #Regionalismo #AméricaLatina