Vivemos uma era marcada pela ascensão, mundo afora, de lideranças populistas e movimentos reacionários. Por vezes essas duas coisas aparecem combinadas.
Um dos exemplares mais vistosos dessa combinação é o bolsonarismo, um movimento ao mesmo tempo populista, reacionário e autoritário.
Mas o que caracteriza tanto o reacionarismo como o populismo? De que forma e por que eles se combinam? Como Bolsonaro logrou liderar esse movimento no Brasil e se tornar presidente?
Para discutir esses temas este #ForadaPolíticaNãoháSalvação recebe os cientistas políticos Christian Lynch e Paulo Henrique Cassimiro, do IESP UERJ.
Ambos acabaram de lançar o livro "O Populismo Reacionário: Ascensão e Legado do Bolsonarismo", pela editora Contracorrente, no qual tratam exatamente desses assuntos.
As músicas deste episódio são "Sonic Pogo" e "Deep State", ambas do Vans in Japan .
Além do YouTube, este episódio está disponível em vídeo também no Spotify Podcasts.
Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital.
Apoie o e ajude o canal e o podcast a se manterem e a melhorar!
Apoiadores contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios (claro, desde que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema do canal: a política.
Agradecemos aos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação, Claudia Yukari Asazu, Gilvano Silva, João Paulo e todas e todos que apoiaram por meio do #ValeuDemais! 💛💛💛💛
Há quatro formas possíveis de apoio.
#Populismo #Reacionarismo #Eleições #Democracia #AnálisePolítica #Eleições2022 #EleiçãoPresidencial #Bolsonarismo #ConjunturaPolítica #PolíticaBrasileira #Extremismo #ExtremaDireita #Fascismo