Listen

Description

“O SENHOR, teu Deus, circuncidará o teu coração e o coração de tua descendência, para amares o SENHOR, teu Deus, de todo o coração e de toda a tua alma, para que vivas.” (Deut. 30:6)

Os sete pecados capitais são uma classificação de vícios usada nos primeiros ensinamentos do catolicismo para educar e proteger os seguidores crentes, de forma a compreender e controlar os instintos básicos. Não há registro dos sete pecados capitais na Bíblia.

Assim, a igreja classificou e seleccionou os pecados em dois tipos: os pecados que são perdoáveis sem a necessidade do sacramento da confissão, e os pecados capitais, merecedores de condenação. A partir de inícios do século XIV a popularidade dos sete pecados capitais entre artistas da época resultou numa popularização e mistura com a cultura humana no mundo inteiro.

A lista de pecados sofreu alterações ao longo da história, hoje conhecemos a lista elaborada por Tomás de Aquino, que é a seguinte: Arrogância; Inveja; Ira; Preguiça; Avareza; Gula; Luxúria.

Poucos anos atrás uma indústria de sorvetes lançou uma série de soverte sob tema os sete pecados capitais, pense bem comprar o sorvete da Inveja e se render ao sabor doce, cremoso e gelado e um delicioso sorvete. De certa forma a estratégia dessa empresa explorou uma tendência humana. Gostar do pecado. Sem entrar no mérito da lista dos pecados, pense se você já não teve vontade de cometer um deles.

O problema humano com o pecado é que por mais que se saiba que é errado, que é prejudicial, há uma força interior que empurra para a tentação. Paulo expressou essa luta quando disse: “Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer”. A maioria das pessoas querem fazer o bem, não querem cometer pecados, mas acaba cometendo e ficando com o sabor amargo do erro. Depois de cometido qualquer pecado da lista dos sete ou não, não resta o sabor delicioso do sorvete, mas o fel da culpa e das consequências.

Por isso Deus promete mudar o coração, o seu coração a palavra circuncidar é uma ilustração que Deus usa para dizer a você Ele vai tirar da sua vida o gosto pelo que é ruim, pelo mal, para ensinar a gostar do que é bom, do bem. Para amar a Deus, se você sente uma atração pelo pecado, peça a ajuda de Jesus para mudar o seu coração, para sentir o seu amor. O amor dEle produz felicidade e vida em seu coração. Não desanime por ainda ter coisas na sua vida que você desaprova, peça para Jesus circuncidar, transformar o seu coração. Ele prometeu que fará, pode confiar.