Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria". (Isaías 61.7)
Intrigas e traições são muito comuns nos bastidores do poder. A história registra inúmeros casos onde monarcas e líderes que foram traídos. O poder exerce um fascínio no imaginário humano. Muitos fazem qualquer coisa para alcançar o poder, na maioria das vezes os motivos nem são nobres.
Na história antiga, quando o plano de traição era descoberto, os acusados eram imediatamente mortos.
Mordecai, um judeu, que vivia na Pérsia e nunca se afastava do palácio, descobriu um plano desses, dois soldados planejavam assassinar o rei. Imediatamente ele deu o aviso, e o rei foi salvo. Porém, sua ajuda não foi recompensada. Ninguém lembrou de agradecer a ele.
Ele continuou a sua vida, mas ele também tinha inimigos, um homem chamado Hamã o odiou de tal maneira que quis mata-lo, mas a morte de Mordecai somente não o satisfazia, ele quis exterminar toda a raça, todos os judeus.
O decreto para o genocídio foi concedido pelo rei Persa, e o dia foi marcado para que todos os judeus fossem mortos. Faltava ainda algum tempo para o dia da execução, e Hamã não podia esperar mais, entrou no palácio disposto a pedir a antecipação da morte de Mordecai. Naquela noite o rei perdeu o sono, seus criados leram para ele a história de seu reinado. Leram a história de Mordecai e como ele salvou a vida do rei, perguntou se o haviam recompensado por isso, e descobriu que nada fora feito. Quando Hamã entrou com todo seu ódio no coração para pedir que Mordecai fosse enforcado, recebeu do rei a tarefa de andar pelas ruas da cidade anunciando que Mordecai era um homem a quem o rei admirava.
Aqueles dias tinham sido difíceis para Mordecai, mas agora ele estava sendo honrado, pouco tempo mais tarde, seu povo foi salvo da morte. Esta data, o dia de tristeza, foi transformado em dia de alegria.
É exatamente isso que deus promete aqui, Ele transformar a sua vergonha em honra e a afronta que fazem contra você em exaltação, e dar-lhe alegria eterna. “Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra, por isso na terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria. Ele prometeu pode confiar.