Bom dia a promessa Bíblica de hoje está em Zacarias 8:12 “Porque haverá sementeira de paz; a vide dará o seu fruto, a terra, a sua novidade, e os céus, o seu orvalho; e farei que o resto deste povo herde tudo isto.”
Em uma de suas músicas o compositor brasileiro Noel Rosa disse o seguinte “O orvalho vem caindo, vai molhar o meu chapéu e também vão sumindo, as estrelas lá do céu.”
Quando criança eu gostava de andar pelos gramados molhados pelo orvalho. Bem de manhã as gotículas de águas, davam um tom embranquecido ao verde do das plantas, mas quando alguém passava e encostava nas folhas criava um belo contraste, pois, uma vez espalhada a águas daquelas minúsculas gostas ela acentuava o verde. De modo que se percebia claramente o caminho por onde as primeiras pessoas passavam logo pela manhã. Isso me deixava curioso para saber como o orvalho se formava.
O orvalho é parte do ciclo da ·água, só ocorre em condições especiais. O ar, o solo e as plantas aquecidos durante o dia pela radiação solar se resfriam à noite diferentemente, pois seus calores específicos são diferentes.
Durante o dia, o solo e as plantas se aquecem mais que o ar e também se resfriam mais, durante a noite. Quando a temperatura das folhas das plantas, superfície de objetos, está mais baixa que a do ar, pode haver formação de orvalho. O vapor d'água contido na atmosfera se condensa ao entrar em contato com essas superfícies mais frias. Portanto, o orvalho não cai, ele se forma nas folhas, solo e objetos, quando sua temperatura atinge o ponto de orvalho.
Ponto de orvalho é a temperatura em que o vapor d'água está saturado e começa a se condensar. Em noites de vento, o orvalho não se forma porque a troca de calor com o meio é acentuada impedindo o ponto de orvalho no solo.
Embora a poesia de Noel Rosa seja apreciável, o orvalho não cai ele se forma, mas e impressão que temos é ele cai. O orvalho ao amanhecer é uma mensagem de tranquilidade, é a natureza dizendo estou em paz.
Por isso Deus colocou o orvalho como parte destra promessa, Ele está dizendo aqui a natureza não mais será rebelde. Tudo um dia estará no seu devido lugar, “Porque haverá sementeira de paz; a vide dará o seu fruto, a terra, a sua novidade, e os céus, o seu orvalho; e farei que o resto deste povo herde tudo isto.” Você pode estar entre o restante do povo, esse restante de que Deus fala são aqueles que confiam em suas promessas. Logo a promessa é para você, pode confiar.