Listen

Description

Bom dia a promessa de hoje está em Mateus 5:2 “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.”

Jesus disse estas palavras para um povo oprimido, um povo que sonhava com a liberdade, sonhava em se vingar dos Romanos, por isso suas palavras devem ter causado um choque muito grande na mente de seus ouvintes.

Alguns não compreendem muito bem essa questão da humildade. É bom lembrar que Jesus não está falando da humildade no sentido de escassez de recursos, está falando da ausência de auto-suficiência.

Existe um ditado popular que diz “se quiser que algo seja bem feito, faça você mesmo”. Quem crê nisso não pode desfrutar da promessa de hoje. Porque este adágio se fundamenta na auto-suficiência. Como existem pessoas assim hoje! Alguns até incentivam esse tipo de sentimento e o confundem com segurança, firmeza de propósito.

Pense um pouco, será que você não precisa de ninguém para viver sua vida? Você tem seu trabalho, sua casa, seu planejamento familiar, é bem-sucedido, competente. Será que isso o torna independente dos outros? Você nasceu sozinho, ou alguém o auxiliou? Você se alimentava sozinho, trocava suas roupas, tomava seus banhos, ou você dependeu de alguém? Quanto ao conhecimento que você tem, você aprendeu sozinho tudo, ou aprendeu com a experiência dos outros, seja experiência de vida ou conteúdo de livros?

A água que você precisa para viver vem um poço que você cavou, ou outros trabalham para que ela chegue até você? O meio de transporte que você usa você o fabricou, ou foram outros? E o alimento, a energia elétrica, os utensílios domésticos, tudo? Dependemos dos outros o tempo todo. E dependemos de Deus.

Foi isso que Jesus ensinou através da promessa. Ainda que você não creia que dependa de Jesus aqui, no reino dos céus só entrará aquele que é humilde o suficiente para entender que depende dEle.

Por isso quem não é humilde não desfruta desta promessa. Depois que o coração parar de bater no seu peito, nada do que você tem pode mudar esse quadro. Mas, há uma promessa, promessa para os humildes, promessa de que existe o reino dos céus e que você pode entrar lá, não pelo que você fez ou faça, mas pela confiança em Cristo.

Seja humilde, aceite este presente, dos humildes é o reino do céu. Daqueles que sabem que não podem nada, mas que Ele pode tudo. Daqueles que sabem que a vida é curta, mas que Cristo oferece vida eterna. Ele prometeu, pode confiar.