Listen

Description

Bom dia, veja que promessa Deus tem para você hoje: “A debulha se estenderá até à vindima, e a vindima, até à sementeira; comereis o vosso pão a fartar e habitareis seguros na vossa terra.’ Leviticus 26:5

Hoje no Brasil 9 milhos de hectares de terra são cultivados com plantio direto. Que consiste em dispensar o uso de arado ou grade niveladora. No plantio direto a terra não é revolvida para que então venha a nova plantação, mas no meio da palha da antiga plantação. Essa técnica foi desenvolvida nos Estados Unidos e implantada na região sul do Brasil no início dos anos 70.

Outro recurso útil a agricultura moderna é a rotação de culturas.A rotação de culturas consiste em alternar, anualmente, espécies vegetais, numa mesma área agrícola. As espécies escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, propósitos comercial e de recuperação do solo.

As vantagens da rotação de culturas são inúmeras. Além de proporcionar a produção diversificada de alimentos e outros produtos agrícolas, se adotada e conduzida de modo adequado e por um período suficientemente longo, essa prática melhora as características físicas, químicas e biológicas do solo; auxilia no controle de plantas daninhas, doenças e pragas; repõe matéria orgânica e protege o solo da ação dos agentes climáticos e ajuda a viabilização do Sistema de Semeadura Direta e dos seus efeitos benéficos sobre a produção agropecuária e sobre o ambiente como um todo.

O objetivo dessas técnicas é aproveitar melhor a terra e aumentar a produtividade, mas nada que se compare ao que Deus prometeu ao seu povo no texto de hoje. Uma colheita tão abundante que o povo ainda estaria debulhando o cereal e já chegaria o tempo de colher as usas, a vindima. Antes que terminasse a vindima viria a hora de semear de novo.

Deus não está falando simplesmente de plantio direto Ele está fala de bênção direta. Aqui não está em questão a rotação de culturas, mas renovação da benção. A promessa é de fartura, abundância. Deus não é econômico ao prometer, pois, ela não economiza ao abençoar. Não economizou ao criar este planeta, não economizou ao enviar Jesus. E não economizará ao dar a você o seu pão de cada dia. “você comerá o seu pão com fartura e habitará seguro na seu terra.” É a promessa de Deus, pode confiar.