Listen

Description

João 6:47 Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna.

A arqueologia é um aci6encia muito interessante, cavando no passado, ela vai desenterrando a história das nações, seus credos e seus costumes. Bem cedo na história humana se percebe o desejo de se tornar imortal viver eternamente.

O antigo Egito atrai estudiosos e curiosos de todo mundo, atraídos por suas pirâmides e suas múmias. Através delas os egípcios tentam imortalizar a pessoa, se não pôde escapar da morte, poderia pelo menos escapar da decomposição. Dessa forma os egípcios mumificaram tutancâmon, e em tempos modernos alguns povos também quiseram imortalizar pela mumificação pessoas como Lênin e Evita Perón.

Heather Pringle, em seu livro “O congresso das múmias”, traz algumas informações curiosas. Apesar de mais famosos as múmias egípcias não são as mais antigas. Entre o que hoje se conhece como Chile e Equador, viveram os chinchorros que tinham o estranho hábito de mumificar crianças. Quando uma família perdia um filho, eles substituíam a carne e os ossos por junco, gravetos e barro pintado. O resulto disso era uma estatua que os pais mantinham em casa para matar a saudade do filho.

Monges Japoneses no século 18 se alimentavam de resina de árvores tentando se mumificar ainda vivos, se deu certo ou não, quem sabe?

É desejo humano pela eternidade. Vontade não desaparecer, não ser esquecido. Mas as soluções humanas em busca da eternidade se mostram tão ineficazes quantos fazer uma viagem a é em direção à lua.

Cristo diz enfaticamente, “quem crê em mim tem a vida eterna.” Sempre que você encontrar a expressão “em verdade, em verdade te digo” trata-se de algo que Jesus queria que ficasse bem claro, que não houvesse espaço para dúvidas, para duplos sentidos.

A eternidade é possível e está ao seu alcance. Você pode obtê-la por meio de Jesus Cristo, por meio da fé nele, ele mostrou através de sua vida que a morte não seria empecilho para seu amor, que ela não seria páreo para seu poder, e quando ressurgiu mostrou que o que existe após a morte, após a morte existe vida, vida eterna para aquele que crê nEle. Ele prometeu, pode confiar.