Bom dia que bom poder falar com você mais uma vez. A promessa de hoje está em Êxodo 20:12 Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
Ele tinha apenas dezoito anos e amava cavalos, bois e a vida no campo. Seu sonho era trabalhar com animais nas fazendas da região. Entre um trabalho e outro foi visitar sua mãe, esta pediu para que ele não voltasse aquele trabalho que ela achava ser muito perigoso. Porém seus apelos foram em vão.
No domingo bem cedo ele saiu. Poderia ter ficado em casa, mas optou por sair, poderia ter ouvido sua mãe, mas fechou seus ouvidos. E saiu, era um rapaz resolvido, determinado. Mal sabia que no próximo final de semana estaria novamente em casa, não mais para beijar sua mãe, mas para receber suas lágrimas.
Em seu trabalho, o cavalo saiu em disparada, pisou num buraco e arremessou o jovem peão contra a dura madeira de uma porteira, morte instantânea, e tristeza permanente no coração de mãe.
Se ele tivesse ouvido sua mãe, teria ficado chateado, mas vivo. Desapontado, mas com vida longa. Agora estava inerte. Não ouviu sua mãe, não entendeu que honrar os pais prolonga a vida.
O quinto mandamento traz uma forma que é muito presente na Bíblia, ele reúne um mandamento e uma promessa. Aliás é o único mandamento dos dez que a promessa está explícita. É uma promessa para todos os filhos. E infelizmente, é um dos mandamentos mais desrespeitados hoje em dia.
Veja você que pessoas que vêm de lares desestruturados têm uma tendência muito maior para se envolverem com a violência e serem vítimas dela. Pois, nesses lares a idéia de honrar pai e mãe não se forma, e a criança cresce sem respeito a nada inclusive à vida.
A Bíblia não prega a inerrância dos pais, amas reserva uma maravilhosa promessa aqueles que dão honra a eles. Vida longa, é a promessa de Deus e se Ele prometeu pode confiar.