Listen

Description

Bom dia veja que interessante a promessa de Hoje: “O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá.” Salmo 37:21

Maria é uma pessoa muito prestativa. Gosta de fazer tudo ao seu alcance para ajudar as pessoas. Está sempre doando e emprestando coisas.

Porém, ultimamente suas experiências não têm sido muito positivas. Ela emprestou a uma amiga roupas de sua gravidez. Sua amiga não deixou suas roupas num local inadequado e por isso elas acabaram sendo roubadas. Outra amiga tomou emprestado e não devolveu.

Isso a aborreceu e se isso já aconteceu com você certamente deve ter ficado aborrecido também. Emprestar e não receber de volta é sempre decepcionante. Eu costumo dizer que você não deve emprestar algo, a menos que esteja preparado para viver sem o bem emprestado. Em outras palavras, a não empreste a não ser que você possa dar.

Veja no texto de hoje está uma promessa muito bem embalada. As pessoas que tomam emprestado e não pagam, vivem em dificuldades. Seus negócios não dão certo, seu nome está nas listas de devedores, são enrolados, pelas teias do seu próprio descontrole. Enquanto que o justo, aquele que age corretamente tem condições de dar.

Pense um pouquinho em que classe você se encontra no momento, daqueles que tomam emprestado e não devolvem ou daqueles que tem condições de doar.

No sistema capitalista a sede do consumo muitas vezes nos leva a contrair dívidas que na realidade não podem ser pagas, dessa forma perdemos a promessa e ficamos no grupo dos ímpios, dos maus.

Muitos ao invés de dizer no início do ano. Ano nova vida nova, dizem “Ano novo, dívida nova”. Por isso digo a você hoje tome cuidado para não perder esta promessa, “ter o suficiente para dar”. E não estar devendo e não pagar, tomar emprestado e não devolver.

Se você tomar este cuidado poderá ficar triste por não receber uma dívida, mas agradeça por não ser o devedor. Pois o justo terá para receber e poderá até abrir mão. Esta é a promessa de Deus, Ele prometeu pode confiar.