COMO UM IRMÃO
“Porque bem pode ser que ele se tenha separado de ti por algum tempo, para que o retivesses para sempre, não já como servo, antes, mais do que servo, como irmão amado” Filemom 1:15,16
Já conversamos aqui sobre Onésimo, escravo fugido da casa de Filemom. Achando-se preso e tendo se convertido à fé este escravo é mandado de volta pra casa levando consigo uma carta que deveria ser entregue a Filemon. Paradoxalmente, em fuga rumo à liberdade Onésimo achou-se, literalmente preso.
Semelhantemente nós também, no desejo de sermos livres declaramos independência de Deus e nos atolamos, ainda mais, em escravidão. A máxima bíblica sobre nossa verdadeira situação é: “...todo aquele que comete pecado é escravo do pecado” (João 8:34). E quanto mais tentamos e nos debatemos tanto mais nos prendemos ao pecado. Só mesmo uma ação externa seria capaz de nos tornar livres. É por isso que Jesus disse: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8:36). A sua libertação só se torna possível porque Jesus consumou na cruz todo um processo de pagamento da sua dívida. Foi lá na cruz que Ele declarou: “Está consumado” (João 19:30). Jesus se utiliza do verbo grego ‘tetelestai’, utilizado nas transações comerciais. Era comum que o pagador dissesse em alta voz: “tetelestai” Indicando assim que não devia mais nada quando quitava sua dívida. E essa foi a última declaração de Jesus na cruz “Está consumado” indicando que Ele havia pagado o preço da sua liberdade.
Ao voltar para casa levando aquela carta Onésimo toma posse da sua liberdade pois Paulo assumiu sua dívida: “E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, lança-o minha conta. Eu, Paulo, de meu próprio punho o escrevo, eu o pagarei” (Filemom 1:18, 19). Dessa maneira Onésimo pôde voltar pra casa de Filemon não mais como escravo mas como irmão.
Volte-se para Deus confiando que sua dívida para com Ele foi liquidada na cruz. Volte certo de que seus pecados foram plenamente pagos. Você poderá dizer: Sou livre já não preciso mais fugir de mim nem dos meus erros porque Jesus me libertou!
Não mais escravo! Agora, como um irmão!
Tenha um dia de paz!
Pr. Eliú Rodrigues
Estas reflexões são de autoria do Pr. Eliú Rodrigues e circulam de segunda a sexta-feira. Se deseja conversar sobre o conteúdo dessas reflexões escreva para parahoje2021@gmail.com
Você também pode ouvi-las gratuitamente no Spotify clicando no link que segue com esta reflexão.