NINGUÉM É INÚTIL
Dos treze livros do Novo Testamento atribuídos a Paulo a carta a Filemon é a mais curta e mais pessoal. Por que uma carta tão pessoal foi incluída entre os livros inspirados do Novo Testamento?
Ela é um hino de intercessão. Paulo declara sua intenção:“...rogo-te por meu filho Onésimo...” (v. 10). Ele intercede por Onésimo, um escravo fugido da casa de Filemon, como Jesus intercedeu por nós: “E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim” (João 17:20). Esse é o seu ministério desde que subiu aos céus. Está escrito: “Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles” Hebreus 7:25.
Também nessa carta tão curtinha fica estampada a doutrina da justificação: “E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, lança-o minha conta. Eu, Paulo, de meu próprio punho o escrevo, eu o pagarei, para não te dizer que ainda a ti mesmo a mim te deves” (v. 18,19). É provável que, ao fugir da casa de Filemon Onésimo tenha subtraído algum valor. Mas, ao interceder por Onésimo Paulo também assume o débito como o fez Jesus na cruz: “Ele cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz” (Colossenses 2:13,14)
Mas, ainda há um ensino poderoso nesse pequeno escrito para o qual devemos atentar. Paulo faz uma declaração decisiva mostrando a mudança na vida de Onésimo: “Ele (Onésimos) antes lhe era inútil, mas agora é útil, tanto para você quanto para mim” (v. 11).
Antes um escravo fugitivo! Qualquer cidadão romano estava autorizado a matar Onésimo caso o encontrasse pois ele não tinha utilidade nenhuma. Mas agora, ao conhecer Jesus Onésimo teve sua vida transformada e se tornou útil para sua geração. Ele não tinha nenhuma esperança para o futuro mas deixou um exemplo de como o evangelho pode transformar a vida de um inútil.
E isso exposto numa cartinha tão pessoal cujo objetivo era interceder, justificar e mostrar como alguém pode ter sua existência usada para a glória de Deus.
Tenha um dia abençoado!
Pr. Eliú Rodrigues
Estas reflexões são de autoria do Pr. Eliú Rodrigues e circulam de segunda a sexta-feira. Se deseja conversar sobre o conteúdo dessas reflexões escreva para parahoje2021@gmail.com Você também pode ouvi-las gratuitamente no Spotify clicando no link que segue com esta reflexão.