O tema desta semana é o trabalho, mas precisamente o trabalho que invadiu nossa casa por conta da pandemia. O psicólogo Alex Miranda cita que o "... trabalho tem sido considerado uma das formas de significar a existência humana, a partir da transformação da natureza do próprio homem com suas experiências singulares a partir das atividades que desenvolve . É através do trabalho que o sujeito reconhece a si mesmo e, pela via desse movimento, reconhece o outro e produz subjetividade..." e costurando com "o sujeito pode transferir esse reconhecimento do trabalho para o registro da construção de sua identidade. E o trabalho se inscreve assim na dinâmica da autorrealização." a citação do autor Christophe Dejours no livro "A banalização da injustiça"e social. O trabalho faz parte da nossa identidade e esta ligado ao nossa realização.
Pontos positivos e negativos no trabalho presencial e em home office. E dicas valiosas, porém difíceis de serem cumpridas de uma hora para outra, é necessário entender que há uma transição e um processo lento e progressivo para ressignificar o trabalho.
“Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança” (Stephen Hawking).
“Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida.” Do filósofo chinês Confúcio (551-479 a.C.).
Até o próximo,
Papo da Ponte.