Listen

Description

Olá a todos e todas! Sejam bem-vindos ao Lavadeiras do São Francisco. A Antropologia surgiu num esforço para compreender a origem do homem e na busca por compreendê-lo. Sob o exercício da alteridade, voltou-se aos povos não ocidentais, adentrando nos rincões da África, América e Ásia para compreender o humano em seus costumes, hábitos, relações familiares, crenças, valores e normas. Em comum, a Literatura aventura-se na busca pelo humano, sob o manto da arte e tecendo narrativas que tentam reconstruir as emoções, relações, crenças e valores. O professor Alexandre Nodari pensa a Literatura como uma Antropologia especulativa tamanha a conexão. É sobre esses encontros, tensões e aproximações, que trataremos nesse episódio.    

NOSSA CONVIDADA
Karlene Bianca de Oliveira é graduada em Arquitetura e Urbanismo, com especialização em Artes Visuais, mestrado em Ciências Sociais - Antropologia pela UNIFESP e doutoranda em Antropologia pela UFPA. Desenvolve performances artísticas que exploram espaços públicos e privados, desejos, o corpo feminino e transtornos mentais. Desenvolveu pesquisa versam sobre sexualidade e corporalidade na saúde mental. Em seu doutorado, estuda as possíveis curas para transtornos mentais através das Medicinas da floresta e a relação entre os seres encantados, saúde e doença.

FICHA TÉCNICA  
Apresentação, gravação e edição: Ivandro Menezes  
Na trilha deste episódio foi utilizada cantos do povo Fulni-Ô, do Buraka Som Sistema e da Burro Morto.  
O Lavadeiras do São Francisco é uma produção independente e o conteúdo é disponibilizado gratuitamente nas plataformas de podcast. As opiniões emitidas pelos convidados são livres e de inteira responsabilidade dos mesmos. 

Ouça, curta e compartilhe.