Listen

Description

O Jornal Brasil sem Medo e Oliver Talk juntos num bate-papo sobre o livro mais famoso de José Ortega y Gasset.

Em A Rebelião das Massas, Ortega nos apresenta o homem que passou a dominar o mundo a partir do início do século XX: o homem-massa. Este que aproveitou todos os benefícios provenientes do século XIX no que diz respeito aos avanços tecnológicos e científicos. Não se pode compreender este homem como o povo. O homem-massa, na verdade, se encontra entre os intelectuais, entre as camadas mais ricas e mais pobres. Não se trata de uma classe, mas uma forma de ver e se portar no mundo. Por toda a parte surgiu o homem-massa de que esta obra se ocupa, um homem feito à pressa, sem nenhuma preocupação com seu aperfeiçoamento, e por isso mesmo, é idêntico de uma ponta à outra da Europa. Nas palavras de Ortega: "é um homem previamente esvaziado de sua própria história, sem entranhas de passado (…) só tem apetites; pensa que só tem direitos e não acha que tem obrigações”.

Hoje o mundo sofre com um processo de grave desmoralização, que entre outros sintomas se manifesta pela rebelião das massas, e tem sua origem na ruína moral em que se encontra a Europa. As causas dessa desmoralização são várias, mas uma das principais está no deslocamento do poder que em tempos passados exercia sobre o resto do mundo e sobre o continente. A Europa não está certa de mandar e nem o resto do mundo de ser mandado.

É isso tudo que Stefani Onesko discute neste episódio do Estante BSM com Silvio Grimaldo e dois convidados especiais: Luciano Oliver e André Assi Barreto, do Oliver Talk, um dos podcasts de cultura mais ouvidos do país.



Leituras Recomendadas

1) O Homem e os Outros, José Ortega y Gasset

2) A vida intelectual: Seu espírito, suas condições, seus método, A.-D. Sertillanges.