Na quinta aula do Curso SEO – Mão na massa, você vai aprender na prática como fazer análise da concorrência, quem são seus concorrentes e como começar a estruturar seu projeto de SEO.
Sabemos que você quer alcançar a primeira posição do Google para suas palavras-chave.
Mas você já parou para pensar quem são seus concorrentes? Ou seja, com quem você vai precisar disputar essas posições e o que eles estão fazendo para estarem lá?
Nesta quinta aula do Curso SEO – Mão na massa nós te contamos como fazer análise da concorrência e muito mais, vem ver!
Na última aula, apresentamos algumas ferramentas úteis para análise de palavras-chave, para que você escolhesse uma delas para utilizar em nosso curso e em sua estratégia de SEO.
Aqui, escolhemos trabalhar com a KWFinder, da Mangools.
Já com a ferramenta aberta, buscamos pelo termo “curso de SEO”. Ela nos apresenta uma lista de sugestões de palavras-chave relacionadas, junto com informações sobre volume de busca e dificuldade de ranqueamento.
Ao clicar em cada termo, na seção “SERP overview”, você também vai encontrar uma lista com seus principais concorrentes para aquelas palavras-chave.
Caso tenha optado por utilizar a ferramenta Ubersuggest, que conta com uma versão gratuita, você encontrará essa lista ao clicar na flechinha laranja, ao lado da palavra-chave selecionada. Seus principais concorrentes aparecerão na tabela, do lado direito.
A partir dessa análise inicial, você já consegue ter uma boa noção de quem serão seus concorrentes, na disputa pelas primeiras colocações de busca por aquele termo.
A análise da concorrência consiste, em suma, em pesquisar o termo no Google – lembrando que essa pesquisa deve ser feita sempre em modo privado – e examinar minuciosamente os sites dos seus dez primeiros concorrentes na busca orgânica. Afinal, se eles estão bem colocados, provavelmente trabalharam para otimizar seus sites.
A ideia é analisar e reunir o melhor de cada site – atente-se aos títulos, descrições, heading tags, na forma que utilizou as palavras-chave, etc. –, para então construir sua estratégia. Fique ligado, também, onde seus concorrentes possam ter pecado e faça certo no seu. Assim, a probabilidade de sair em vantagem sobre eles, é grande.
Lembrando que nunca se deve copiar, ok? Isso dará um peso ainda maior ao site do concorrente. O intuito aqui é tirar ideias e obter referências!
No nosso caso, descobrimos que um dos nossos maiores concorrentes para os principais termos escolhidos é o site da empresa Mirago. Ao buscar pela palavra-chave “curso de seo online”, no Google, encontramos o site em primeiro lugar. Portanto, ele será nosso objeto de análise aqui.

Logo de cara, se nota que o site utiliza a palavra-chave no título da página.
Ao entrar no site, utilizamos a extensão “Web Developer”, clicamos em “information” e “view document outline”, para ver a estrutura de tags do site analisado.
