Listen

Description

Nos últimos meses, com o medo e a incerteza causados pelo contexto de pandemia que ainda estamos vivendo, muitas pesquisas e notícias ganharam destaque em periódicos e através de notícias na imprensa. Dentre estas publicações, destacou-se uma pesquisa que apresentava sinais de correlação entre complicações dos sintomas da COVID-19 e os baixos níveis de vitamina D no organismo. A pesquisa não foi conclusiva, merecendo ênfase pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia que afirmou “Não haver uma relação de causa e efeito. Uma coisa é mostrar a associação, outra é tratar e ver se melhora”.
A vitamina D pode ser encontrada em peixes, como o salmão, o atum e o bacalhau. A deficiência de vitamina D é acentuada em países em desenvolvimento e naqueles com determinadas restrições alimentares. Os baixos níveis de vitamina D têm demonstrado repetidamente estar associados ao aumento do risco de Diabetes mellitus tipo 2. E como já sabemos, o diabetes é um fator de risco para as complicações da COVID-19 em indivíduos infectados.
No último episódio, a professora Estefânia Garcia discutiu sobre o papel da microbiota intestinal e dos probióticos no sistema imunológico. Hoje, no quarto episódio da série, a professora Estefânia irá bater um papo muito interessante com a professora Catherine Teixeira de Carvalho sobre a relação entre a vitamina D e a imunidade, mais uma vez dirigido ao contexto especial dos efeitos do coronavírus. 
*O FoodCastBrasil é apresentado por Fábio Silva e Íris Braz. Coordenação geral: Fábio Silva, Íris Braz e Valquíria Cardoso. Produção: Fábio Silva, Íris Braz e Valquíria Cardoso. Edição: Fábio Silva. Coordenação digital: Fábio Silva e Íris Braz. Arte: Estefânia Garcia. Apoio a pauta: Catherine Carvalho e Estefânia Garcia. Trilha: bensound, Youtube, free music archive. **CONTATOS: fooscastbrasil@gmail.com e @foodcastbr no Instagram.