Listen

Description

O tema da vacina tem circulado nas rodas de conversa. Dúvidas sobre tipos de imunizantes, possíveis reações, eficácia e disponibilidade de doses são comuns. Por isso, o ¿Qué pasa? desta semana sai da tradicional agenda de sexta-feira, para tratar do assunto neste dia 9 de junho, Dia da Imunização. Para isso, convidamos a professora e infectologista Flávia Trench.   Sobre este universo de perguntas, a professora Flávia é categórica: vacina boa é aquela em que foi seguido o esquema completo de imunização, ou seja, administradas as duas doses e respeitados os 15 dias após a aplicação da segunda.

A professora também destaca algo de que o Brasil deve se orgulhar: o Sistema Único de Saúde (SUS). O Brasil tem tradição não somente na produção e aplicação dos imunizantes, mas também em acordos de transferência de tecnologia. Já no caso da Covid-19, o país demorou a se mobilizar e está amargando os resultados.   O que ainda não se sabe é sobre a durabilidade da eficácia das vacinas, ou seja, por quanto tempo o organismo estará protegido e se haverá necessidade de uma dose para reforço, ou não. Mas é fato que se vacinar é um ato de generosidade.

A imunização protege a si e aos demais. Quanto mais pessoas vacinadas, mais rápido poderemos sair desta situação e evitar casos graves.   

Vacina é solução.  

 Flávia Trench: http://lattes.cnpq.br/5160846767354774 

Siga a UNILA nas redes sociais:  

Instagram: www.instagram.com/instaunila

Twitter: www.twitter.com/unila 

Facebook: www.facebook.com/unila.oficial