Amamentação com uma década de diferença com Tere Brito
Hoje a Adrine entrevista sua própria mãe! @terepaulino_b sobre suas duas experiências de amamentação: com e sem desmame precoce.
.
Eu fui amamentada até os 3 meses, depois de uma confusão de bico e a volta precoce ao trabalho da minha mãe fui desmamada. Ela conta os detalhes e dificuldades.
Esse episódio mostra a diferença em preparação e recomendações entre 1996 e 2004. Por exemplo, a sua obstetra recomendou uma bucha vegetal nos mamilos da primeira vez.
.
Da segunda vez ouve recusa de bicos artificiais e amamentação exclusiva até os 5-6 meses. E dessa vez foi ela que escolheu a hora do desmame. Ao 1 ano de idade.
.
Olha o que ela fala sobre motivação no caso de dificuldades do aleitamento materno:
“…Eu me acostumei com o ato de amamentar, inclusive é até prazeroso amamentar. É um momento que você está ali segurando o seu filho, é um momento só seu e do seu filho, dando carinho. É um momento mágico. É gostoso amamentar, eu acho que vale muito a pena, tanto pelo fato de você estar fazendo com que aquela criança cresça e se desenvolva e é um momento que você está transmitindo carinho e segurança.”
.
Referências:
(6:35) Sobre preparação dos mamilos com toalha áspera
World Health Organization; 2009 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK153456/
.
(10:15) Leite materno e imunidade, microbioma e anticorpos:
Cacho & Lawrence,2017 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5447027/
.
(13:15) Sobre Confusão de bico
Zimmerman & Thompson, 2015 https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26181720/
Comentem se quiserem um post sobre as evidências científicas sobre preparação dos mamilos, amamentação na gravidez e imunologia do leite materno!