Ezogelin Çorbası
A sopa Ezogelin foi supostamente criada por uma mulher que queria impressionar a sogra / Shutterstock
Segundo a lenda, este prato foi inventado por uma mulher casada e infeliz chamada Ezo, que tentava conquistar a sogra pelo estômago.
Ela preparou uma sopa picante composta por lentilhas vermelhas, domato salca (pasta de tomate – doce ou quente), tomate fresco e cebola ralados, servida com hortelã seca e pul biber (flocos de pimenta) polvilhada por cima.
Não há provas de que realmente funcionou, mas o ezogelin (que se traduz literalmente como noiva Ezo), originário de uma pequena aldeia perto de Gaziantep, ainda é o alimento preferido das noivas.
Os ingredientes para preparar a "sopa da noiva":
1,5 copos de lentilhas vermelhas
3 colheres de sopa de arroz
2 colheres de sopa de bulgur
1 cebola
1 colher de chá de pasta de tomate
1 colher de sopa de manteiga
6 copos de água quente
1 colher de chá de hortelã seca
1 colher de chá de sal
Para servir:
½ suco de limão
1 colher de chá de pimenta vermelha moída
Primeiro, lavamos as lentilhas vermelhas com água em abundância, deixando-as escorrer por um tempo. Ferva a água quente em uma panela. Adicione as lentilhas vermelhas, 3 colheres de arroz, 2 colheres de sopa de bulgur e 1 colher de chá de sal à panela. Cozinhamos cerca de 35 minutos até as lentilhas vermelhas amolecerem. Derreta 1 colher de sopa de manteiga em uma panela separada. Adicione 1 cebola picada e comece a assar. Primeiro, adicionamos 1 colher de chá de pasta de tomate às cebolas assadas e depois 1 colher de chá de hortelã picada. Cozinhamos tudo junto por mais 2 minutos. Tomamos o molho cozido no fogão. Na panela onde fervemos as lentilhas vermelhas, adicione a mistura de cebola assada e a pasta de tomate. Em seguida, cozinhe a sopa por 10 minutos. Sirva quente com suco de limão e pimenta vermelha moída.
#culináriafaladacomnaluzica
#receitadefamília
#receitasculinariasparaouvir
#EzogelinÇorbası
#turquia
#Türkiye
@Naluzica
@naluzinhaniki.56
@cozinha.compartilhada