Listen

Description

Não pecar me faz mais santo?

Muitos imaginam que uma pessoa santa seja alguém que nunca peca ou comete erros. Isso não poderia ser mais errado! Já que todos nascem pecadores e pecam. É Jesus que nos santifica perdoando nossos pecados e nos deixando limpos.
A palavra santidade tem o sentido de ser separado para alguma coisa. Então quando somos limpos, somos também separados para Ele com algum objetivo. Qual seria? Amá-lo de todo coração! Quando desejamos estar mais próximos de Deus, estamos desejando ser mais santos, ou seja, parecidos com Ele.

Podemos dar vários exemplos: Se tenho dúvidas de que alguma coisa é pecado e faço mesmo assim, estou escolhendo agradar a mim mesmo e não a Deus, pois se quero me aproximar Dele, vou me preocupar em saber primeiro. Por exemplo, se desejo usar certo tipo de roupa ou bijuteria ou ouvir certo tipo de música, não devo ter como única pergunta: “Isso é pecado?”, pois a questão vai muito além de ser ou não pecado, vai muito além de regras ou leis. A questão está no seu relacionamento com Deus, no impacto que isso vai ter na sua separação/santificação. Se eu quero me santificar, eu perguntaria: isso pode me afastar de Deus? Isso pode me tornar menos parecido com Ele? Afinal, existem coisas que mesmo não sendo pecado, podem mudar seu comportamento, sua forma de agir, pensar, a ponto de fazer você pecar no futuro sem perceber.

Santificar-se não é sinônimo de não pecar, mas sim de separar-se de todas as coisas para estar mais na presença Dele. São as pequenas escolhas que fazemos todos os dias que demonstram o quanto amamos a Deus.
CONCLUSÃO
Reflexão sobre a sua juventude
O quanto tenho me santificado?
Estou disposto a abrir mão de algumas coisas que gosto (mesmo lícitas) mas que não me edificam? (1 Coríntios 10:23).
Para quem não tem forças: A Palavra de Deus trata os jovens como fortes, então você precisa buscar essa força nEle: “…Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno. Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele…” (1 Jo 2:14b-15).