4 Passos Para Vender Qualquer Coisa
Você sabia que você está VENDENDO o tempo todo?
Se você não sabia, provavelmente você está vendendo o pior produto do mundo, aquele que menos da lucro, e você sabe qual é? Se não, fica aqui comigo até o final que eu vou te contar!
Certamente você já ouviu alguém, que estava buscando emprego a qualquer custo dizer uma besteira dessas: Faço qualquer coisa, até virar vendedor.
Cara, esse é o tipo de pessoa da qual precisamos apoiar, pois mal sabe ela que está vendendo o pior produto do mundo.
Você tem que ter noção, de que a todo momento você está vendendo alguma coisa...
Quando você se arruma pra sair, você ta vendendo a sua imagem pessoal...
Quando você quer convencer seu namorado(a) você está vendendo seu ponto de vista...
Enfim...você está o tempo todo vendendo...
Numa entrevista de emprego..
Na sala de aula
Pois é....é uma verdade que a grande maioria não enxerga na maioria das vezes
E po por que eu falo de vendas.... por que eu to o tempo todo vendendo....
Eu fazia muita ligação atrás de novos clientes, cheguei a fazer 100 ligações num único dia pra trazer novos clientes pro escritório
Eu marcava no mínimo 10 reuniões semanais e eu vendia em todas elas....dificilmente perdia negocio.
Eu vendo pros meus sócios as ideias que eu tenho;
Eu vendo pros meus clientes das empresas;
Eu vendo pros meus funcionários a ideia de futuro da empresa
Eu vendo pra minha esposa a ideia de futuro que estamos criando e ela tem que comprar pra me apoiar nessa jornada
E depois de todo esse tempo, eu entendi que existem 4 estágios da venda, que se seguidos a risca, o seu cliente irá comprar com certeza o que você está vendendo..seja lá o que for!
Ah e mais um ponto importante, qualquer compra, ela é motivada unicamente pela emoção, nunca existe razão nas compras, mas sim estágios diferentes de que o cliente se encontra.
O primeiro estágio então é quando o seu cliente não tem consciência daquele problema. Aqui talvez seja o ponto mais difícil, pois você vai ter que, de alguma maneira, mostrar para o seu cliente que a forma como ele está hoje, está gerando um problema para ele mesmo.
Uma forma de exemplo disso é nossa abordagem que utilizamos na LEVOK. Para clientes novos, que nunca tiveram contato com a marca, nós utilizamos uma abordagem mostrando esse problema pra ele....perguntando como anda a imagem pessoal dele, o que as pessoas pensam sobre ele, e convidando ele a conhecer a nossa marca e também o blog, pois é lá que ele vai se EDUCAR sobre nossos produtos/serviços.
Neste exato momento da venda, o seu cliente passa a ter consciência do seu problema, e aquilo causa um desconforto, causa um incomodo, faz ele sentir DOR.
Quando isso começa a acontecer, é o momento em que ele entrou no segundo estágio da decisão de compra, aqui ele já começa a observar que, no caso da LEVOK, está mal vestido, que poderia usar roupas mais confortáveis e elegantes, que as pessoas realmente se importam em como ele se apresenta.
E é aqui que a magica começa a acontecer, quando ela começa a perceber isso, ela já começa a cogitar a hipótese de que precisa se vestir melhor, e isso começa a ser importante pra ela, então nós começamos a instigar o terceiro estágio, que é a solução do seu problema.
Começamos a apresentar nossos produtos, com fotos de clientes, fotos ambientadas, fotos em estúdios e por ai vai, para que a pessoa comece a se imaginar daquela forma. Ela começa a se ver naquelas roupas, começa a se tornar consciente de que ele pode resolver o problema dele comprando nossos produtos, e então ela se sente encorajada, empoderada, e capaz de resolver o seu problema.
O Quarto e ultimo estágio é onde você faz com que o seu cliente se sinta ligado a você, pra isso você pode demonstrar um antes/depois seu, mostrando como você melhorou a sua imagem pessoal através das roupas, de um corte de cabelo novo, de um tratamento de pele, e por ai vai.
No mo