Inscreva-se ----- Método Visão Realista http://www.visaorealista.com.br
MEI - 5 erros que os Microempreendedores Individuais cometem
Para todo mundo que deseja mudar de vida e conseguir ter uma renda maior, e quem sabe fazer um negócio decolar, com certeza o caminho é o empreendedorismo.
Como na maioria das vezes, não temos um capital inicial muito grande para começar essa jornada, o governo criou o MEI (Micro Empreendedor Individual) que tem inúmeras vantagens pra quem está começando.
Principalmente a famosa “isenção” tributária.
Porém o que a grande maioria não sabe, é que existem varias coisas que podem destruir o seu negócio lá na frente, caso você não se familiarize com ele desde já!
Direto ao vídeo, vamos falar das coisas que podem destruir o seu negócio no futuro. E adivinha só, a primeira delas é você não ter controle das suas finanças.
Esse é o principal erro que tira do mercado hoje 80% das novas empresas nos primeiros três anos de vida. Isso mesmo, 80% das empresas morrem, fecham, vão a falência nos três primeiros anos de vida, simplesmente pelo fato da falta de conhecimento sobre as finanças básicas de qualquer negócio.
E não estamos aqui falando de controles mirabolantes, planilhas gigantescas, mas sim o básico. Saber precificar um produto, saber quais os encargos envolvidos na venda desse produto, saber quais os custos, entender como funciona o custo da mão de obra envolvida, tudo isso faz parte do básico das finanças de qualquer negócio.
Ai muitos devem estar falando, mas se nós temos isenção de tributos, para que se preocupar com isso?
E a resposta vem com o próximo problema que pode acabar com sua empresa: você vai crescer!
Crescer uma empresa significa aumentar o seu faturamento. E o fato principal que a maioria dos empresários ignoram é que faturamento, não é LUCRO!
Quanto maior o faturamento, mais complexo ficam as finanças de qualquer negócio, principalmente quando você é um MEI, e passa do teto de faturamento anual.
Por isso, é primordial que você planeje o seu crescimento!
Planejar o crescimento é entender que você tem que olhar para todas as áreas da sua empresa, saber quanto de lucro ela está dando, como os movimentos da sua empresa se comportam e entender o que deve ser feito para continuar no caminho certo.
E aí vem um fator que derruba a grande MAIORIA DAS EMPRESAS que saem o MEI para o SIMPLES NACIONAL, o IMPOSTO.
Os empresários se esquecem de computar os impostos, e acabam não considerando a pequena bagatela de aproximadamente 300% de aumento no custo do seu produto ou serviço, simplesmente devido ao fato de que começam a pagar imposto de renda sobre o faturamento.
Por isso planejar o crescimento e montar um plano de negócios, é muito importante, e nós falamos mais a fundo sobre isso no vídeo que vou deixar aqui no link para vocês!
O terceiro ponto que faz muitos microempreendedores terem muita dificuldade no longo prazo, é não separar as contas da pessoa física, da pessoa jurídica.
No começo, tudo que é faturado se mistura com as contas pessoais, e você acaba “se acostumando” a fazer o maior mal de todo empresário, que é utilizar do caixa da empresa, para realizar os sonhos do dono.
Você tem que definir um salário para você mesmo, e fazer as suas retiradas mensalmente, independente de quanto lucro a empresa teve naquele mês.
Isso é um fato muito importante e que dia após dia vem acabando com as empresas, pois no dia a dia, no giro da empresa, naquele entra e sai louco de dinheiro da conta corrente, você não consegue perceber se a mesma está tendo lucro ou prejuízo.
E é aí que vem o ultimo e mais perigoso erro praticado pelos MEI’s, que é pegar capital de giro para cobrir prejuízos do negócio.
Quando você se torna um CNPJ, um empreendedor, captar recursos de terceiros em bancos, financeiras, etc. Se torna muito mais fácil do que se você tentar emprestar dinheiro na pessoa física. Isso por que, de fato, as empresas têm maior capacidade de pagamento do que um assalariado.
E por que d