Sabe aquele sonho que você tem de se tornar dono do seu negócio?
Você sabe se ele é viável ou não?
Hoje nós vamos falar sobre como montar um plano de negócios, e ele será valido para você que está pensando em montar o seu negócio, e também para você que já está na ativa, e quer continuar crescendo de uma forma organizada!
Quantas vezes nos últimos dois anos você montou e revisou um plano de negócios? Deixa aqui nos comentários para eu saber...
O plano de negócios basicamente serve para você analisar como será o futuro da sua empresa, independente de ela existir hoje ou não.
Permite que você desenhe cenários, para que você avalie todos os riscos envolvidos no negócio, e decida se a sua ideia é viável ou não, antes mesmo de investir o seu capital. Mas aí vem a dificuldade, como fazer esse plano de negócios, e o que é mais importante saber para tomar a decisão.
O plano de negócios envolve todas as áreas da empresa, mas você pode fazer um excelente plano focando em 5 pilares, que são:
- Análise de Mercado
- Análise da Concorrência
- Análise de Fornecedores
- Planejamento Financeiro
- Análise da Viabilidade do Negócio
Na análise de mercado, você deve basicamente mapear quem serão os seus clientes, onde eles se encontram, de que forma você irá aborda-los, qual o tamanho desse mercado, e quais as particularidades dele. Para que tudo isso você transforme em diferenciais competitivos; Analisando a concorrência, você vai mapear tudo que eles estão fazendo de bom, e de ruim, onde estão os gaps que eles estão deixando no mercado, os preços praticados, prazos, formas de pagamento, e tudo que pode vir a se tornar um diferencial, em cima da fraqueza do seus concorrentes;
Na analise de fornecedores, aqui você deve trazer informações sobre seus parceiros de negocio, a forma como eles vendem, prazos que eles dão, tempo de entrega, custos de frete/logística, tudo que for pertinente aos seus produtos/serviços, pois isso irá impactar diretamente no investimento do seu negocio.
E por falar em investimento, chegamos ao quarto ponto que é o planejamento financeiro. Aqui você deve fazer o calculo do preço de venda de seus produtos, calculo do ponto de equilíbrio, descriminação de custos fixos e variáveis, pro labore, e também a construção de cenários de vendas, definir faturamento mínimo mensal, e em cima disso estipular metas de vendas para sua equipe de vendas.
Por ultimo vem a avaliação da viabilidade do negócio, aqui você vai fazer uma análise de tudo que você descriminou até aqui, para saber se o negocio é viável. É importante que você não pule nenhuma etapa desse processo, pois somente seguindo esse passo a passo você será capaz de definir se o negocio será ou não viável economicamente. Existem inúmeros fatores em cada uma dessas etapas que podem inviabilizar o seu plano de negócios, por isso é muito importante que você faça com calma e com muita sabedoria, pois assim você evita colocar o seu dinheiro em algo que pode não dar certo.
Se você já é empresário, não deixe de fazer o seu plano de negócios, mesmo que sua empresa já esteja rodando, pois com ele será mais fácil você prever possíveis problemas e oportunidades futuras, e crescer com muito mais rapidez e saúde financeira.
Eu espero que você tenha gostado desse vídeo, ele foi feito com muito carinho com base nas minhas experiencias do dia a dia, então mais uma vez, deixa ai seu like, se inscreve no nosso canal, e se você estiver nos ouvindo, compartilha com quem você acha que precisa escutar isso! Um abraço e ate o próximo vídeo!
Inscreva-se ------- Método Visão Realista
http://www.visaorealista.com.br Canal
Spotify - https://spoti.fi/2YNTb9d Instagram – www.instagram.com/gibajgs Facebook – www.facebook.com/avisaorealista