Na política, no mundo artístico-midiático e nas redes sociais, as figuras femininas que defendem valores e ideias conservadoras têm sido presenças marcantes na cena pública contemporânea. Como explicar historicamente as manifestações de conservadorismo e de anti-feminismo entre as mulheres na conjuntura atual?
Neste episódio, Luisa Rauter Pereira (UFOP) conversa com as historiadoras Janaína Martins Cordeiro (UFF) e Ana Marilia Menezes Carneiro (UFMG) sobre a atuação política e social das mulheres conservadoras no período da ditadura militar brasileira. Janaína Cordeiro é autora do livro Direitas em Movimento. A Campanha da Mulher Pela Democracia e a Ditadura no Brasil, em que analisa as origens e a atuação do grupo de mulheres que apoiou ativamente o golpe e o regime militar. Ana Marília Carneiro possui tese sobre cinema e censura nas ditaduras militares brasileira e argentina e atualmente faz pós-doutorado sobre o tema na UFMG.
Leituras sugeridas no episódio:
BOHOSLAVSKY, Ernesto; MOTTA, Rodrigo de Patto Sá; BOISARD, Stéphane (ed.). Pensar as direitas na América Latina. São Paulo: Alameda, 2019.
CARNEIRO, Ana Marília. Cinema e censura nas ditaduras militares brasileira e argentina. Belo Horizonte: Programa de Pós Graduação em História da UFMG, 2019. Tese de doutorado.
CORDEIRO, Janaína Martins. Direitas em movimento: a campanha da mulher pela democracia e a ditadura no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
LOWER, Wendy. As mulheres do nazismo. São Paulo: Rocco, 2014.
VÁZQUEZ LORDA, Lilia Mariana. Intervenciones e iniciativas católicas en el ámbito familiar: las ligas de madres y padres de familia (Argentina, 1950-1970). Buenos Aires: Universidad de San Andrés, 2012. Dissertação de mestrado.
Ficha técnica
Roteiro e mediação: Luisa Rauter Pereira
Montagem e edição de áudio: Antonio Siqueira
Realização: Humanas pesquisadoras em rede
humanasrede.com