"No livro de Albert Camus, a peste impõe o fechamento da cidade de Orã e seus habitantes vivem nessa espécie de exílio coletivo. Eu penso que há uma similaridade sim entre o exílio tal como se configura nesse romance e o nosso exílio de isolamento. Por mais que nossa conexão virtual tenha substituído e ajude a minimizar as perdas, nós estamos todos juntos exilados nesse mundo virtual, como os cidadãos de Orã no romance. E o tempo, para eles e para nós, tornou-se um impasse." (Lidiane Rodrigues).
Como o isolamento social vem sendo praticado no Brasil desde que a pandemia da covid-19 foi anunciada pela OMS em 11 de março de 2020? Quais os tipos de interações o isolamento prejudica e quais as modalidades de vínculos a sua manutenção intensifica? Como os marcadores sociais de gênero, cor da pele, nível de escolaridade e classe afetam as formas de isolamento praticados na pandemia?
"Sociologia do isolamento" é título da pesquisa em andamento da historiadora Lidiane Soares Rodrigues/UFCar e tema deste episódio, com mediação de Gloria Oliveira/UFRRJ.
Desde o final de abril, quando Rio de Janeiro e São Paulo completaram cerca de um mês de “isolamento social”, Lidiane colocou em circulação o questionário “Como está sua quarentena?”, na intenção de coletar a diversidade das experiências de isolamento social. A ideia nasce também de certo desconforto com a “futurologia” de alguns intelectuais que fizeram e fazem muitas afirmações sem se preocuparem em ouvir as pessoas, estudar suas dificuldades, seus sentimentos, seus arranjos domésticos e, sobretudo, suas estratégias compensatórias diante da privação abrupta de práticas e vínculos sociais que conferiam estabilidade ao cotidiano.
O questionário que serve de base para a pesquisa ainda pode ser respondido por todos aqueles que tiverem interesse e se sentirem dispostos a dar seu depoimento, no seguinte link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeikwEpy_1vBD6vt3h4HJeM4cH_dDhNhF8PXcLC9hONlPEWwA/viewform
Ficha técnica
Roteiro: Gloria Oliveira/ Lidiane Soares Rodrigues
Mediação: Glória Oliveira
Edição de áudio: Antonio Siqueira
Realização Humanas pesquisadoras em rede