Diferentemente dos Estados Unidos e da Europa, onde a mulheres tiveram acesso à formação universitária no século XIX, no Brasil, as primeiras professoras-historiadoras profissionais se formaram nos cursos superiores de História, criados nas décadas de 1930 e 1940: Alice Piffer Canabrava e Olga Pantaleão, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Universidade de São Paulo e Maria Yedda Linhares e Eulália Maria Lahmeyer Lobo, na então Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi), da Universidade do Distrito Federal, a atual Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Tornar-se historiadora no Brasil(1934-1990) é tema do podcast HUMANAS. Neste episódio, Gloria Oliveira/ UFRRJ e Aryana Costa/UERN, conversam com Carmem Kummer Liblik, autora da tese "Uma História toda sua: trajetórias de historiadoras brasileiras (1934-1990)", publicada em 2019 pela editora da UFPR.
Sugestões de leitura mencionadas no episódio:
BLAY, Eva et. all. Mulheres na USP: horizontes que se abrem. São Paulo: Humanitas, 2004.
LIBLIK, Carmem K. Uma História toda sua: trajetórias de historiadoras brasileiras (1934-1990). Curitiba/PR: Editora UFPR, 2019.
MACHADO, Daiane V. Por uma "ciência histórica": o percurso intelectual de Cecília Westphalen, 1950-1998. Assis/SP: UNESP, 2016. Tese de doutorado.
MORAES, Fernanda Azeredo de. Pântanos de relações e colchões de cumplicidade: academia e conjugalidade na perspectiva de quatro mulheres intelectuais. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina/ Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2012. Dissertação (mestrado)
TRIGO, Maria Helena. Espaços e tempos vividos: estudos sobre os códigos de sociabilidade e relações de gênero na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1997. Tese (Doutorado em Sociologia).
ROIZ, Diogo da S. A institucionalização do ensino universitário de História na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo entre 1934 e 1956. São Paulo: UNESP, 2004. Tese de doutorado.
SANTOS, Silmere A. Trabalho docente, família e vida pessoal: permanências e mudanças contemporâneas. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2015.
SMITH, Bonnie. Gênero e História: homens, mulheres e a prática histórica. São Paulo: EDUSC, 2003.
Ficha técnica
Roteiro e mediação: Aryana Costa/UERN e Glória Oliveira/UFRRJ
Edição e montagem: Antonio Siqueira
Trilha sonora: "Flor de abril" (Duo Gisbranco) e "Coisa n. 4" (Lan Lanh)
Realização: Humanas pesquisadoras em rede
humanasrede.com