"Você não sabe fazer nada direito!" "Você não presta para nada!" "Você é burro(a)!" "Você está ficando louca!"
Alguma vez, no contexto de uma relação afetiva ou na seara familiar, você escutou isso de alguém reiteradas vezes? Sabia que isso constitui violência psicológica?
A violência psicológica é uma das mais presentes nos casos de violência doméstica contra a mulher aqui no Brasil. Ouso dizer que esse tipo de violência é tão perigosa quanto a violência física, justamente porque pode deixar sequelas irreparáveis e que alteram toda a autoestima da pessoa.
Infelizmente, reconstruir uma autoestima ou vencer uma depressão não é tarefa fácil. Muitas pessoas (na grande maioria mulheres) tiveram uma vida transformada por serem vítimas da violência psicológica de seus parceiros ou membros familiares.
O podcast de hoje vem falar exatamente sobre esse assunto delicado, mas necessário de ser debatido. Aqui levantamos a bandeira do amor próprio e da inexistência de qualquer tipo de violência. Comento de onde surgiu o termo gaslighting (abuso psicológico) e ainda dou dica sobre um seriado muito interessante relacionado o tema.
Não perde tempo, pega o teu café e aperta o play!
Segue o Café aqui no Spotify, assim você fica sempre por dentro de um novo episódio quando disponibilizado.
Siga o instagram do @cafeejuridiques por lá consigo interagir mais com vocês.
Fica o convite para conhecer o meu canal no youtube e se inscrever: Carolina F. Guimarães