Listen

Description

Alberto Janes nasceu em 1909 em Reguengos de Monsaraz-Portugal. Faleceu subitamente em Outubro de 1971, com 62 anos. Desde pequeno que Alberto Janes demonstrou interesse e uma habilidade especial pela música e pela escrita, mas durante o seu percurso escolar, no liceu de Évora, começou também a sentir o gosto pela química e pela área farmacêutica. Formou-se em Farmacia em meados dos anos 30.

Durante a sua vivência em Reguengos de Monsaraz nos anos 40 e 50, passava longos serões no Café Central de Reguengos, em tertúlias, onde tocava e compunha de improviso. Durante estas décadas, Alberto Janes isolava-se muitas vezes ao piano, para compor e a escrever. Foi nesta altura que escrevou a célebre música “Foi Deus”, que ele próprio indicou que “era um fado para a Amália”.

A influência de Alberto Janes no fado português continuou a fazer-se sentir na década de 70 e 80, com temas como “Caldeirada”, “Ao poeta perguntei”, "Il mare é amico mio", e muitas outras composições cantadas por nomes como Francisco José, Fernando Machado Soares, Hermínia Silva ou Alfredo Marceneiro.