Listen

Description

Eu vinha caminhando pela avenida Epitácio Pessoa, na cidade de Santos, na altura do Canal Seis. Ali perto tem uma loja do mercado Pão de Açúcar. Na entrada do estacionamento, quase rente à calçada, havia uma banca de jornal muito sortida.

Como eu não resisto a uma banca ou livraria, dei uma passada esperando encontrar alguma novidade. Essa é uma das coisas que eu mais gosto em visitar livrarias ou bancas: somos surpreendidos por publicações que nem fazíamos ideia de que existiam.

Estávamos no mês de outubro e o ano era 2008. Entre as várias publicações que encontrei, uma me chamou especial atenção. Era a edição 25 da revista Piauí. Confesso que eu nunca havia ouvido falar daquela publicação, mas o tamanho da revista e a cara underground fizeram com que eu tivesse vontade de comprar.

Levei a edição para casa sem saber muito o que esperar. Entre as várias reportagens que encontrei – todas muito longas – havia uma escrita pelo documentarista João Moreira Salles que se chamava O Caseiro. Na época eu não fazia ideia de quem fosse João Moreira Salles, mas depois eu descobri que ele era irmão do Walter Salles, o cineasta que havia produzido filmes como Central do Brasil e Diário de uma Motocicleta, só para citar os mais famosos. Ambos, tanto João quanto Walter, eram Filhos do banqueiro e embaixador Walther Moreira Salles e da embaixatriz Elisa Margarida Gonçalves Moreira Salles. Essa é a família que detém o controle acionário do grupo Unibanco, recentemente fundido ao Itaú.