Na verdade, o mindset está, principalmente, relacionado ao resultado da maneira como encaramos a vida, também quer dizer, a atitude ou configuração mental que cada indivíduo tem. O termo Mindset significa “modelo mental”. Que nada mais é do que a maneira como uma pessoa pensa.
Quando acontece a chamada mudança de mindset, “apaga-se” da mente as crenças que limitam o desenvolvimento profissional, colocando no lugar pensamentos positivos e valores voltados para o sucesso.
A inclinação mental em mentalidades de grupo pode estar tão firmemente estabelecida que cria um poderoso incentivo dentro das pessoas ou grupos para continuar a adotar ou aceitar comportamentos, escolhas, ou ferramentas preestabelecidas, mesmo que estas sejam vistas por quem está de fora como socialmente questionáveis.
Esse fenômeno de aceitação das ideias preconcebidas é descrito como “inércia mental” e seus efeitos são muitas vezes difíceis de neutralizar com processos de autoanálise e tomada de decisão posteriores.
A mentalidade é dividida pela psicologia em fixa ou de crescimento, sendo a primeira uma característica inata ou adquirida bem cedo, quanto a segunda se adquire ou não durante a vida adulta.